Cotidiano

Comunidade do Passarão denuncia que balsa está inoperante

Moradores e produtores estão tendo que atravessar as produções, veículos e demais itens em canoas particulares, uma vez que a balsa estaria quebrada

Os moradores da vila do Passarão, comunidade rural de Boa Vista, localizada a 42 quilômetros da Capital Boa Vista, estão ilhados, pois a travessia por meio da balsa no rio Uraricoera está interrompida.


Conforme denúncia enviada a FolhaWeb, os moradores e produtores estão tendo que atravessar as produções, veículos e demais itens em canoas particulares, uma vez que a balsa estaria quebrada.


Os moradores reclamam ainda que o rio está cheio e com isso a travessia por meio das pequenas embarcações pode ser perigosa. “Não tem outro jeito, temos que nos locomover, mas a situação está difícil. Precisamos de atenção”, reclamou um produtor rural, que pediu para não ser identificado.


A balsa é de responsabilidade do Governo de Roraima. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Estado ainda na noite de segunda-feira, dia 2, e aguarda um posicionamento quanto ao retorno da operação da Balsa do Passarão, pois até o fechamento da matéria somente nesta terça-feira, dia 3, às 7h37, ainda não havia ainda informações.


O Corpo de Bombeiros está realizando a Operação Inverno e deverá deslocar equipes para a localidade para auxiliar na travessia, principalmente visando a segurança de estudantes que dependem desse deslocamento para ir para a escola.


A recomendação da corporação é de que em situações de emergência, a solicitação deve ser comunicada imediatamente por meio do telefone de emergência 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil Estadual.


TAMANDARÉ – Na vila Tamandaré no município de Mucajaí, Interior do estado, os moradores das vicinais também estão enfrentando problemas com a inundação ocasionada pelas cheias do rio Mucajaí. Imagens enviadas à reportagem mostram que a comunidade está quase isolada e as estradas e vicinais tomadas pelas águas.


Existem informações que no município do Uiramutã algumas famílias já estariam enfrentando também o isolamento provocado pela cheia deste inverno.