Cotidiano

Comunidade do Barro recebe a Feira de Semente dos Povos Indígenas

Promovida pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), o evento inicia nesta quinta-feira

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) promove nesta semana a quarta edição da “Feira de Sementes dos Povos Indígenas de Roraima”. A ação será realizada no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), localizado comunidade do Barro, no município de Pacaraima, região Norte do Estado.

Conforme o CIR, o evento, que se inicia nesta quarta-feira, 15, trás uma série de ações, tais como a tradicional exposição e troca de sementes e mudas, a apresentação de experiências de agricultores tradicionais e escolas indígenas, oficinas de práticas tradicionais, apresentações artísticas e outros.

Um dos principais objetivos da feira é apoiar a difusão e multiplicação das sementes tradicionais entre os povos indígenas do Estado, visando sua autonomia e a valorização do conhecimento tradicional.

Ainda segundo o Conselho, esse ano, a Feira de Sementes ocorre em uma data emblemática para o CIFCRSSS, pois trata justamente dos 11 anos do incêndio criminoso que destruiu parte da escola referência da localizada, numa tentativa clara de intimidação por parte dos que eram contra a homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

 

PARCERIA

Além do Conselho Indígena de Roraima (CIR), a IV Feira de Sementes dos Povos Indígenas de Roraima é um evento realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Iniciativa Wazaka’Ye Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Socioambiental (ISA) e Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O evento ganhou ainda o aporte financeiro do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos) e Terra dos Homens (TdH). Outras informações podem ser obtidas por meio do CIR, no telefone 3224-5761 e também no site www.wazakaye.com.br.

 

SERVIÇO
IV Feira de Sementes dos Povos Indígenas de Roraima
DATA: De 15 a 17 de Setembro
LOCAL: Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS)
ENDEREÇO: Comunidade do Barro, no município de Pacaraima
INFORMAÇÕES: 3224-5761 e www.wazakaye.com.br