Cotidiano

Compra de material escolar exige atenção

Produtos como copos descartáveis e materiais de limpeza em geral não devem ser comprados pelos pais

Com o ano letivo das escolas das redes públicas e privadas de ensino prestes a iniciar, a procura do material escolar dos filhos pelos pais tem sido intensa nas lojas e papelarias da Capital. Ao contrário do que ocorreu no ano passado, devido à alta da inflação no país, a movimentação tem sido bem satisfatória, segundo gerentes ouvidos pela Folha. 

Gerente de uma papelaria na Avenida Jaime Brasil, Caio Cezar Lima, contou que o movimento começou antes mesmo do início ano, dando um indicativo de que os pais estão preferindo se antecipar para garantir que nada faltará na lista de material escolar dos filhos. “Antes mesmo do fim de dezembro, já tinham alguns pais fazendo pesquisa de preços e alguns já garantindo o material, muito diferente do que ocorreu no ano passado. Eu percebo que eles estão bem mais preocupados em garantir os itens na lista de material exigida pelas escolas”, disse.

Para não deixar nenhum consumidor na mão, o gerente contou que a papelaria tem investido em variedades de produtos, em especial os cadernos, além de oferecer descontos. “Em relação aos cadernos, nós mantivemos o mesmo preço que foi praticando no ano passado e aumentamos o preço de produtos em que o lucro é menor. Além disso, a papelaria dá 10% de desconto nas compras acima de R$ 100,00”, complementou.

Na Papel Jornal, no bairro São Francisco, a procura está dentro do esperado. “Mesmo os consumidores estando cautelosos, a procura aqui na loja tem sido bem satisfatória. Como há duas listas de compras, a coletiva e a de uso pessoal, os pais estão priorizando primeiro a lista coletiva, enquanto a procura pelos itens da lista de uso pessoal deverá ocorrer quando o início das aulas estiver bem próximo”, comentou a gerente Selma Carneiro.

Para auxiliar os pais na compra dos materiais escolares obrigatórios, a Prefeitura de Boa Vista instituiu a Portaria 001/2016 listando 66 itens que não podem ser exigidos pelas unidades de ensino. Entre os produtos vetados estão álcool, bastão de cola-quente, copos descartáveis, E.V.A, envelopes, fita dupla face, glitter, isopor, lã, massa de modelar, materiais de limpeza em geral, TNT, entre outros.

“Caso os pais venham a se deparar com itens divergentes da lista, eles podem formalizar sua reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor. A partir daí o estabelecimento de ensino é notificado para que se ajuste às normas. Caso venha a descumprir o que preconiza a lei, esse estabelecimento pode sofrer um procedimento administrativo, inclusive com a aplicação de multa”, informou a secretária-Executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot.

Conforme Sabrina, o número de denúncias referente ao descumprimento de normas estabelecidas sobre aquisição de material na Capital é baixo, visto que grande parte das instituições de ensino procura o órgão para se ajustar. “A gente percebe que muitos estabelecimentos são bem conscientes disso e, quando acionados, comparecem ao órgão para se ajustar às normas. Apesar disso, o pai ou responsável que se sentir prejudicado deve recorrer ao Procon, para que os fatos sejam apurados e, caso confirmada a denúncia, a escola será notificada e obrigada a cumprir o que determina a lei, evitando assim listas abusivas e onerosas”, frisou.

Para que não caiam em nenhuma armadilha, os pais são orientados pelo Procon Municipal a fazerem uma pesquisa de preço antes da compra do material. Outra dica é reaproveitar itens que não foram utilizados no ano anterior.

“A pesquisa de preços é de extrema importância, pois a diferença de valores entre os estabelecimentos pode chegar a 400%. O ideal é evitar compras às pressas e relacionar previamente os itens que deverão ser adquiridos. Os alunos devem também reaproveitar itens do ano escolar anterior e saber que os itens de marca renomadas são sempre mais caros, mas que é possível encontrar material de boa qualidade e preço mais em conta”, pontuou.

ATENDIMENTO – A Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista (Procon BV) funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na Sala 2 do piso superior do Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto (antigo Terminal do Caimbé), que está localizado na Avenida dos Imigrantes, n.º 1612, bairro Caimbé, zona Oeste. (M.L)

Confira dicas para as compras de material escolar