Esporte

Competição atrai profissionais de todos os municípios de Roraima

A prova técnico-profissional busca identificar habilidades dos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima.

Dando sequência à programação alusiva a Semana dos Bombeiros, o CMBRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) realiza desde as 8h desta quinta-feira, dia 5, as atividades da competição esportiva denominada Bombeiro de Aço, que leva em conta força e agilidade. Profissionais dos 15 municípios do estado participam.    


Supervisora da programação deste ano, a coronel Vanísia de Sousa Santos explicou que a competição é considerada a atividade mais esperadas dentro do cronograma do evento, uma vez que ajuda a destacar os melhores profissionais da corporação.    


“É uma prova técnico-profissional que consiste em identificar as habilidades que nós exercemos no dia a dia. Rotineiramente, a nossa função requer um bom condicionamento físico, uma preparação específica e essa prova é uma ação muito mais dinâmica, onde ele passa por uma série de obstáculos como subir e descer escadas, carregar peso e deslocar equipado. Em resumo, é uma atividade que vai destacar o melhor do nosso bombeiro”, afirmou.


Ao todo, a edição do Bombeiro de Aço desse ano conta com 11 competidores individuais, nas categorias masculino e feminino. Além disso, há a categoria Equipe, que tem nove grupos inscritos. A participação deste ano teve de ser planejada, uma vez que devido ao período chuvoso, a instituição precisou reforçar o efetivo das localidades mais afetadas.


Ainda segundo a coronel Vanísia, os melhores competidores ganham como premiação o direito de participar de eventos nacionais. Em edições anteriores, por exemplo, os que mais se destacaram tiveram a oportunidade de participar de ações fora do país.


“Normalmente, quando realizamos a prova, nós premiamos esse bombeiro militar para participar da prova nacional, ou seja, existe uma competição que reúne os melhores bombeiros de cada estado. Ano passado nós premiamos os profissionais que mais se destacaram com a participação no Seminário Nacional de Bombeiros. Esse ano a gente ainda não sabe ainda como vai ser essa participação, se no seminário ou na competição. Vai depender muito do edital que for divulgado pela organização do evento”, complemento.


Bombeiro militar há cinco anos, Joana Dark destacou a relevância do evento não somente como uma forma de confraternização, mas também para reafirmar o espaço da mulher em uma atividade com predominância masculina.


“O nosso trabalho não é algo fácil, mas nós mulheres mas estamos cada vez mais mostrando que temos capacidade e eu me sinto muito orgulhosa de fazer parte dessa instituição”, enfatizou.


PRÓXIMAS AÇÕES – A Semana do Bombeiro em Roraima entra na reta final. No sábado, dia 7, haverá a formatura de conclusão do curso de formação de soldados na Explanada do Palácio Senador Hélio Campos e tradicional baile de formatura.


Já o encerramento das atividades ocorre no dia 13, com a realização do Arraial do Fogo. O evento será realizado a partir das 19 horas, no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros. 


SOBRE A DATA – Historicamente, o dia 2 de julho é o Dia Nacional do Bombeiro em razão da criação do primeiro Corpo de Bombeiros provisório, em 1856, época do Brasil Império. Além disso, a data acabou ganhando uma relevância maior, com a instituição da Semana de Prevenção, período onde as atividades dos profissionais são intensificadas em todo o país.