Saúde e Bem-estar

Como saber se tenho diabetes? Conheça os principais exames

Exames detectam a doença mesmo quando não há sintomas

Os exames glicemia de jejum e hemoglobina glicada medem a quantidade de glicose no sangue.  São eles que determinam quem pode ter a doença ou não, já que acusam a quantidade de açúcar no organismo. Estima-se que no mundo 442 milhões sofram de diabetes.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o número deve chegar a 592 milhões em 2035. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que existam cerca de 11 milhões de portadores de diabetes sendo que 3,5 milhões ainda não sabem que têm a doença.

Os exames indicados devem ser repetidos semestralmente e ele servirá para avaliar o controle do diabetes e para orientar os ajustes da medicação oral ou insulina.

“São os exames mais utilizados no diagnóstico e acompanhamento da doença, o teste de glicemia detecta a hipoglicemia e a hiperglicemia, ou seja, quando há pouco ou muito açúcar em circulação.  Já no segundo caso, o exame denuncia o diabetes mesmo quando não existem sintomas da doença. Já a hemoglobina glicada também mede a glicose, mas por meio da análise de sangue determinando o consumo médio de açúcar dos últimos 90 dias, que é o tempo de vida da molécula” explica o médico endocrinologista César Penna.

Quanto maior for a quantidade de glicose no sangue, maior será a taxa de hemoglobina glicada ou glicosilada e pior terá sido o controle da glicemia no período anterior ao exame.

“A glicemia pode ser coletada após um jejum mínimo de oito horas. A hemoglobina glicada não precisa de jejum. Nos dois casos, uma pequena amostra de sangue é colhida e analisada no laboratório” relata.

Agora, pacientes já diagnosticados com diabetes recorrem a medidores de glicemia no dia a dia, os chamados glicosímetros, isso os ajuda a dosar a medicação ou a acertar o cardápio e a prática de atividade física.

“ Durante o exame, o indivíduo pica o próprio dedo e põe a gotinha de sangue em um medidor, que avisa na hora o nível de açúcar no sangue.  Já existem aparelhos que não utilizam mais a picada na ponta de dedo . No mercado, existe um aparelho que utiliza um adesivo colocado sobre a pele do braço que é trocado a cada 14 dias e um outro que utiliza um chip embaixo da pele que é trocado a  cada 12 meses”, conta.

Como funciona?

A glicemia não deve passar de 100mg/dl em jejum de oito horas. Se a concentração estiver acima de 126 mg/dl, é bem provável que o diabetes já esteja instalado. A hemoglobina glicada é medida em porcentagem e tem os seguintes valores de referência: menor do que 5,7%: baixo risco de diabetes; Entre 5,7 e 6,4%: pré-diabetes ; Maior ou igual a 6,5%: diagnóstico de diabetes (a ser confirmado com segunda dosagem). Lembrando que o diagnóstico sempre deve ser confirmado com um segundo exame com paciente em dieta normal sem restrição calórica e jejum de 8 horas .

Publicidade