Política

Comitiva de Roraima tem reuniões no parlamento e na Embaixada Brasileira

Objetivo da visita é promover relações comerciais e incentivar o crescimento da economia roraimense

A comitiva do Governo de Roraima, que está na Coreia do Sul, participou, esta semana, de reuniões no parlamento coreano com grupos empresariais de diversos setores e na Embaixada do Brasil. O objetivo é promover as relações comerciais e incentivar o crescimento da economia roraimense.

Durante a reunião no parlamento, o consultor Neudo Campos, que lidera a comitiva do Estado, falou das potencialidades agroindustriais de Roraima, o interesse pela tecnologia coreana e a possibilidade de a soja roraimense ser vendida à Coreia do Sul.  

Para agilizar esse intercâmbio, Neudo esteve com o embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Edmundo Sussumu Fujita. Também participaram da reunião o secretário de Saúde, Kalil Coelho; o presidente da Codesaima, Rafael Alves; o procurador-geral, Venilson da Mata; e a secretária-adjunta de Assuntos Internacionais, Fátima Araújo.

“Estamos trabalhando para concretizar a parceria comercial com a transferência de tecnologias de ponta que a Coreia do Sul domina em diversos setores, o aumento da produção agrícola e industrial em Roraima. Isso significa uma revolução econômica e a geração de milhares empregos em nosso Estado”, destacou Neudo.

A comitiva também esteve com Kim Yong Jin, ex-ministro de Agricultura e presidente da Associação de Cooperação e Intercâmbio da Coreia do Sul com o Mundo, que demonstrou interesse em trabalhar para que as relações com Roraima avancem e intermediou reuniões com grupos empresariais de setores agrícola e industrial.

INTERCÂMBIO – A viagem de representantes do Governo de Roraima acontece após a delegação sul-coreana, chefiada pelo empresário Jang Mon, que é executivo da empresa coreana Dong Chun Mool Sang Co, realizar reuniões em Roraima no mês de julho. A intenção é conhecer, de perto, o que foi apresentado.

Dentre os pontos discutidos está o interesse dos coreanos em investir na produção de soja em Roraima e comprar soja dos produtores do Estado. Também são analisados aspectos de viabilidade de projetos de geração de energia eólica e solar e na área de habitação para reduzir custos de construção.

Na área de saúde, os coreanos dispõem de tecnologia de digitalização da gestão hospitalar, o que agiliza o atendimento e a realização de exames. O interesse por esse modelo visa aprimorar o atendimento com a finalização das obras de ampliação do HGR e do Hospital das Clínicas, no bairro Pintolândia.