Cotidiano

Comitê de Prevenção ao Suicídio é implantado em Roraima

O Ministério da Saúde repassará R$ 200 mil para ser utilizado no prazo de um ano em ações que busquem a prevenção do suicídio.

O suicídio, um problema que cada vez mais assusta famílias, ganha uma atenção especial em Roraima. O Estado foi um dos contemplados com recursos do MS (Ministério da Saúde) para a implantação do Projeto de Prevenção ao Suicídio. Para isso, foi criado um Comitê Estadual que coordenará as ações. 


O Ministério fornecerá um orçamento de R$ 200 mil para ser utilizado no prazo de um ano pelo Comitê em ações que busquem a prevenção do suicídio.


O diretor do Departamento de Políticas de Saúde Mental da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Renato Amaral informou que várias instituições participarão do projeto. “O objetivo é proporcionar uma adesão maior dos pacientes na busca por tratamento”, destacou.


SINAIS – O psiquiatra Laerte Thomé fez um alerta dos sinais que as pessoas podem interpretar em amigos ou parentes que podem estar passando por um período de transtorno emocional, que se não for tratado pode levar ao ato do suicídio.


Ele explicou que pode haver diferença entre os sintomas de um idoso e de um jovem, mas uma das características de todos eles é o afastamento das pessoas próximas e a perda de interesse por atividades que eram praticadas e que lhes davam prazer.


“Os jovens geralmente ficam mais isolados, trancados no quarto, e os idosos precisam de um cuidado especial, principalmente com os que tem alguma doença mais grave como o câncer, pessoas que ingerem muita bebida alcoólica e drogas também são mais suscetíveis a cometer suicídio”, detalhou.


PRÓXIMAS ETAPAS – O Comitê já tem uma data prevista para dar continuidade aos trabalhos. Uma reunião está programada para o dia 19 de julho. O objetivo será a consolidação dos representantes, apresentação das diretrizes do projeto e o começo da elaboração do cronograma de ações a serem executadas.


Após essa definição, a criação do Comitê será oficializada com pactuação em CIB (Comissão Intergestores Bipartite), reunião mensal entre representantes do Estado e Municípios, quando serão apresentadas e aprovadas ações e decisões relativas a saúde.