Política

Comissão da Saúde da ALE-RR diz que Sesau cumpriu acordo de convocação de aprovados

Segundo a presidente, deputada Lenir Rodrigues, a Comissão avaliará a situação caso profissionais não forem chamados

Um grupo de a provados no Concurso Público da Saúde realizado em 2013 e homologado pelo Governo do Estado temem que o Executivo efetue contratos com cooperativas para suprir a demanda de profissionais. São 781 homologados em lista de espera.

Sobre o caso, a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desportos e Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputada Lenir Rodrigues (PPS), disse que no início de 2015 os integrantes da Comissão estiveram reunidos com o então secretário de Saúde e ele prometeu convocar um determinado número de servidores, promessa que, conforme ela, foi cumprida.

“Se não foram chamados todos os profissionais, nós teríamos que avaliar na Comissão, se eles ainda estão dentro do número de vagas, porque num concurso público, muitas vezes, quando a pessoa não está dentro do número de vagas ela tem apenas expectativa de Direito, e não Direito”, ressaltou a presidente.

Além disso, os aprovados no concurso da Saúde cobram também uma posição do Governo do Estado sobre a conclusão das obras do Hospital das Clínicas de Roraima (HCR), na Zona Oeste de Boa Vista, que está em construção desde 2011.

A presidente da Comissão da Saúde ressaltou que a conclusão das obras no HCR não depende somente da vontade do Poder Executivo. “É o resultado de uma emenda parlamentar do então senador Augusto Botelho, e que vem se arrastando, porque projetos de natureza federal não são realizados do dia para a noite e não dependem da vontade do Executivo”.

De acordo a deputada são efetuadas várias fiscalizações junto à construção e a verba é liberada conforme o andamento da obra.

ENTENDA O CASO

O concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) foi realizado em 2013, prorrogado por mais dois anos e o prazo para convocação vai até setembro de 2017. Segundo os aprovados, há um acordo firmado entre a governadora Suely Campos e o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindprer), feito em junho de 2015, de que os concursados em lista de espera serão convocados. Segundo o presidente do Sindicato, Roberto Morais, essa convocação vem acontecendo gradualmente.

“Firmamos um acordo com a governadora no ano passado para que os concursados homologados em lista de espera sejam convocados, e o prazo que ela nos deu vai até junho de 2016. Essa convocação já vem acontecendo gradualmente, para suprir a demanda do Hospital Geral de Roraima (HGR), mas ainda num número muito reduzido”, explicou o presidente.

Para Morais, há um déficit de profissionais da saúde em Roraima, principalmente para suprir a demanda do HGR.

“O nosso medo é que essa demanda seja suprida por meio de contratos com cooperativas terceirizadas. Queremos deixar claro que o Sindicato não é contra a criação das terceirizadas, é contra a contratação de profissionais da saúde para preencher as vagas existentes”, disse. “As vagas das terceirizadas devem ser para cargos técnicos e não na área da Saúde”, completou.

 

Com informações da Secom ALE