Política

Comissão da ALE se reúne com professores indígenas no Bonfim

Categoria quer saber a respeito da exclusão da Educação Indígena do Plano Estadual de Educação elaborado pelo Governo do Estado

A situação da educação indígena em Roraima será tema de reunião, na tarde de hoje, na comunidade indígena Manauá, no Município de Bonfim, a 124 km de Boa Vista, Leste do Estado. Os professores indígenas da região Malacacheta, localizada entre Bonfim e o Município do Cantá, Centro-Leste do Estado, convidaram a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para esclarecer dúvidas e saber o posicionamento dos parlamentares quanto ao Plano Estadual de Educação que excluiu o capítulo sobre a Educação Indígena.

A presidente da Comissão, deputada Lenir Rodrigues (PPS), informou que o Governo do Estado não enviou à Assembleia o Plano de Educação, apenas o Projeto de Lei que referenda o Plano. Nesse documento, o Executivo excluiu totalmente o eixo da modalidade da educação indígena. “A educação indígena deve ser específica e diferenciada, respeitando as lutas das lideranças que se prepararam durante esses anos todos para que pudessem ter educação de qualidade para suas comunidades”, enfatizou.

Lenir acrescentou que os deputados irão participar da reunião dos professores indígenas para esclarecer para eles, e também aos pais de alunos e lideranças daquela região, a contextualização de como está o projeto de lei que irá aprovar o Plano Estadual de Educação.

Antes disso, os deputados que compõem a Comissão participarão de reunião ordinária, na manhã de hoje, logo após a sessão plenária, para tratar do assunto. “Na reunião na comunidade indígena, vamos antecipar e comunicar o resultado de uma reunião ordinária que vamos ter antes e dizer, em primeira mão, para os professores quais as decisões da Comissão de Educação na Assembleia quanto ao Plano Estadual de Educação”, afirmou a deputada.

Outro questionamento dos professores indígenas, que inclusive querem saber do posicionamento da Comissão de Educação, é sobre a Lei 892/2013, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais da educação básica em Roraima.

Essa lei prestigiou os professores indígenas. Roraima é o único estado do Brasil que tem a carreira do professor indígena garantida em lei. “Isso foi um grande avanço, um avanço histórico e justo. Amanhã, vamos apresentar nosso posicionamento aos professores”, afirmou a deputada.

Participam da comissão os deputados Evangelista Siqueira (PT), vice-presidente; Masamy Eda (PMDB), Chico Mozart (PRP) e Mecias de Jesus (PRB) como membros.