Cotidiano

Comércio se prepara para venda de doces diferenciados na páscoa

Apesar de o chocolate ao leite ainda ser a preferência, clientes têm buscado por características distintas, como produtos zero açúcar e sem lactose

Com a proximidade da celebração da Páscoa no primeiro domingo de abril, os comerciantes de Boa Vista já iniciaram a preparação para as vendas dos ovos de chocolate. O foco deste ano é a oferta de sabores diferenciados e que atendam os gostos dos clientes.

Apesar de a preferência continuar sendo os chocolates do tipo ao leite, cada vez mais a clientela tem buscado por produtos distintos. Os chocolates com zero açúcar para quem sofre de diabetes e os sem lactose, para quem tem intolerância, são alguns dos diferenciais do período. “Hoje nós temos chocolates de todos os sabores, sem açúcar, os com recheios de doces e frutas, tipo morango, limão siciliano, brigadeiro. Até o mais amargo, com mais cacau”, explicou a gerente de uma loja especializada, Niceli Ferreira.

Outra forma de atrair o cliente é apostar na venda para as crianças com produtos que vão além do chocolate e trazem brinquedos e jogos. Chocólatra de plantão, a cliente Irene Eudócia já iniciou as suas compras de Páscoa e comprou um ovo de chocolate para o neto Augustinho, de nove anos.

Irene pretende comprar os produtos para as duas outras netas na próxima semana. “Eu procuro comprar o que tenha algum brinde para as crianças. Agora comprei um que vem uma caneca de super herói pro meu neto porque achei muito bonita. Como não estou vendo algo para as minhas meninas, vou voltar na semana que vem. Elas moram no Rio Grande do Norte e eu faço questão de mandar chocolate para elas”, disse.

A cliente reforçou que, apesar de adorar chocolate, o que mais gosta na Páscoa é o significado da celebração e de reunir a família. “Lá em casa junta todo mundo, minha filha, meu neto, a vizinhança toda e fazemos uma festa. Para mim o mais importante não é nem receber o presente, eu gosto de dar presente. De ver o rostinho dos meus netos. Reunir a família. Isso não tem preço”, contou.

Preparação de comerciantes inclui contratação temporária de vendedores

Segundo os vendedores do segmento de doces na Capital, a preparação inicia meses antes da Páscoa com a pesquisa de sabores mais vendidos, planejamento de compras de produtos e aumento do estoque. É feita até a contratação temporária de servidores para auxiliar no atendimento da demanda.

“No nosso caso, nós contratamos duas pessoas por loja para ajudar na demanda durante o período. E se a pessoa tiver um bom rendimento, pode até passar a compor a equipe”, disse a gerente administrativa da loja, Ana Paula Winter.

Com relação à procura, os empresários dizem que a venda continua alta, apesar dos momentos de crise financeira enfrentados pelo país. Em uma empresa especializada, por exemplo, estão disponíveis ovos de chocolate na faixa de R$ 20 até muito acima de R$ 100.

“Às vezes, as pessoas pensam que ovos de páscoa são caros, mas tem para todos os bolsos. Temos cestas na faixa de R$ 60 até R$ 600 e saem. As pessoas não deixaram de cumprir suas tradições e comprar os doces”, informou Ana Paula.

Personalização é atrativo para venda de ovos caseiros

A universitária Safira Mubarac montou uma pequena empresa de venda de ovos de Páscoa caseiros com a mãe há três anos. Desde então, só viu a sua clientela crescer. Em comparação ao ano passado, a microempresária diz que as buscas aumentaram justamente porque virou tendência a compra de ovos de Páscoa caseiros por conta da personalização do produto.

“Hoje você vai ao supermercado e não tem um leque de opções muito grande. Quando se é caseiro pode escolher mais de um sabor, pode escolher a embalagem. É muito mais personalizado justamente por isso. A procura acaba sendo maior”, informou. “Famílias com mais filhos preferem comprar ovos menores com preços na faixa dos R$ 22, para fazer do gosto de cada um e até para dar uma lembrança de presente, para o afilhado, ser algo mais personalizado”, pontuou.

Hoje em dia, os produtos com ovos de chocolate caseiros que mais saem são os com leite em pó e creme de avelã e biscoito, diz Safira. “No nosso caso, esse ano a gente colocou três novidades no nosso cardápio: o de cappucino, o de pão de mel e o de Romeu e Julieta. Isso tudo com base nas pesquisas que nós fazemos com um mês de antecedência, nas tendências, do que o público mais gosta”, completou. (P.C)

 SEMANA SANTA 

Procon Assembleia fará pesquisa sobre preços de pescado e ovos de Páscoa

A partir de segunda-feira, 19, o Procon Assembleia fará duas pesquisas junto aos estabelecimentos comercias para, posteriormente, divulgar os preços dos ovos de Páscoa e do pescado, itens bastante consumidos neste período. A finalidade é promover uma relação harmoniosa entre os consumidores e fornecedores, além de ajudar os clientes a comprarem nos lugares que ofereçam qualidade com preços atrativos. Além disso, a pesquisa visa orientar o fornecedor quanto aos cuidados a serem observados no acondicionamento desses dois produtos.

“Em razão da Semana Santa, vamos promover essa pesquisa com relação à comercialização e a acomodação dos ovos e do pescado. Nossa finalidade é esclarecer o consumidor, que já deve sair de casa sabendo onde e o que vai comprar. A pesquisa é para auxiliar o consumidor, porque muitas vezes o produto é o mesmo, mas varia muito de preço entre os fornecedores. Nossa intenção é que o comércio venda bem e o consumidor saia satisfeito”, explicou o advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber.

No caso do ovo de Páscoa, Weber ressaltou que é preciso o consumidor avaliar bem o preço, principalmente quando o produto vier acompanhado de um brinquedo. Assim como prestar atenção quando apresentar alguma avaria como, por exemplo, estiver quebrado. Neste último caso, o preço obrigatoriamente deve ser diferenciado. “Um ovo quebrado não poderá estar exposto junto com que estão inteiros, e nem tão pouco ser o mesmo valor. O consumidor deve ficar atento”, alertou.

A pesquisa também se estenderá para os ovos caseiros. “Nós incentivamos esse comércio, mas o consumidor também precisa observar se os valores são atraentes e condizem com os ingredientes utilizados na fabricação”, ressaltou o advogado do Procon Assembleia.

PESCADO – A higiene e a acomodação do pescado também serão dois itens observados durante a pesquisa. “Nossas equipes vão também orientar os fornecedores, para que não sejam objetos de denúncia e, consequentemente, sejam punidos e venham a ter prejuízo. Vamos divulgar essas duas pesquisas que serão úteis tanto para o fornecedor, que quer comercializar e vender bem, quanto para o consumidor, que quer sair satisfeito neste feriado”, disse o advogado.

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