Cotidiano

Comércio registra baixa venda

Como uma forma de fugir da crise financeira que atinge o país, os comerciantes da área central de Boa Vista decidiram abrir as portas no feriado de Independência, porém, pra muitos, as expectativas para este dia não foi como o esperado. Na Avenida Jaime Brasil, o centro comercial mais antigo do Estado, onde em dias normais o fluxo de pessoas é intenso, a Folha constatou que o movimento nas lojas era baixo.

“Como ainda estamos no início do mês, este é o período em que o dinheiro circula mais nas lojas, mas, infelizmente, o movimento não está suprindo nossas expectativas”, disse a gerente de umas das lojas, Sueny Olivera.

Segundo os lojistas, essa seria uma alternativa para impulsionar as vendas já que estão baixas. “Esperávamos um fluxo maior de pessoas no Centro, porque hoje seria um dia propício para os trabalhadores que não têm tempo para fazer suas compras em dias normais. Hoje seria uma oportunidade para realizarem suas compras”, afirmou um dos gerentes.

Por outro lado, lojistas que optaram por oferecer preços promocionais conseguiram atrair clientes. “Hoje nós decidimos arriscar e apostar nos preços. Está dando tudo certo, esperamos que o movimento continue assim até fim do expediente”, comentou a gerente Priscila Ribeiro.

Clientes que aproveitaram o feriado para fazer suas compras encontraram diversas opções. Wilsa Alves, 34, encontrou as lojas abertas e disse que foi bom para a população que trabalha em dias típicos. “As pessoas podem fazer as compras com mais calma e encontrar preços mais acessíveis”, disse.

Para os vendedores, a alternativa de ganhar um dinheiro extra neste feriado também não foi como o esperado. A vendedora Vaneth Fernandes disse que não é vantajoso quando se tem poucos clientes e que no final do expediente o extra não compensa.

SERVIÇO – De acordo com informações da Associação Comercial e Industrial de Roraima (Acirr), o comércio deve funcionar em horário normal nesta sexta-feira, das 08h às 18h. No entanto, o horário de funcionamento dos estabelecimentos fica a critério dos empresários e conforme determinação da legislação trabalhista.