Cotidiano

Comerciantes estimam aumento de 30% nas vendas

O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, está chegando e os comerciantes se preparam para contabilizar um aumento nas vendas. As lojas estão abastecidas e cheias de estratégias para atrair consumidores que buscam uma lembrança ou um grande presente para as mães, sem perder o controle financeiro.

A Folha visitou alguns centros comerciais e, segundo os lojistas, a tática mais importante para atrair os clientes é fazer promoções, dar brindes e descontos. Eles acreditam que desta forma o consumidor vê uma vantagem maior em comprar em determinada loja. Outros empresários optam pela personalização de produtos. A verdade é que vale tudo na hora de estimular as vendas do estabelecimento.

Os produtos mais procurados pelos filhos, segundo os vendedores, são lembrancinhas mais baratas e personalizadas, como canecas, porta-retratos e quadros decorativos. Os preços têm uma média de R$ 30,00. Mesmo com vendas pequenas, os lojistas acreditam que as vendas deste ano vão superar as do ano passado e o aumento pode chegar a 30%.

É o caso da Papel Jornal, que monta kits diferenciados para chamar a atenção dos clientes. “Montamos kits personalizados com produtos especiais para as mães e temos a expectativa do aumento de vendas a partir de hoje, que é quando a demanda de presentes aumenta”, afirmou a gerente Shirley Pereira.

Alessandra Cruz é gerente de uma loja de calçados, que apostou no café da manhã no sábado, véspera do Dia das Mães. “Nossa loja não fez descontos específicos para o Dia das Mães, contamos com o nosso bom atendimento e os descontos que já temos por sermos uma loja outlet. A nossa expectativa é que as vendas aumentem ainda mais a partir de hoje, pois é quando os consumidores começam a procurar mesmo um presente para as mães”, disse.

Já Elizia Lopes, gerente de uma loja de cosméticos, disse que as vendas estão superando as metas e as expectativas são altas. “Nossa meta é igualar ou ultrapassar as vendas do mesmo período no ano passado e estamos conseguindo. A expectativa para que as vendas aumentem antes do final de semana é altíssima”, contou.

DADOS NACIONAIS – A área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC projeta um crescimento entre 4,5% e 5% nas vendas neste Dia das Mães, na comparação com 2017. A data é considerada a segunda mais importante do varejo, perdendo apenas para o Natal. Caso esta alta se comprove, o Dia das Mães em 2018 seguirá a tendência das últimas datas comemorativas, de crescimento nas vendas na comparação com as de anos anteriores. (G.L)

Infográfico: Giovanna Lima