Cotidiano

Comerciantes contabilizam prejuízos com obra reaberta

Comerciantes e moradores de trecho localizado no cruzamento da avenida Carmelo com rua N-11, no bairro Sílvio Botelho, zona oeste de Boa Vista, reclamam dos transtornos causados por uma obra que foi concluída há aproximadamente seis meses e reaberta em janeiro deste ano. Os donos de estabelecimentos comerciais estão tendo prejuízos. Para eles, faltou planejamento.

Por causa da obra, vários trechos de vias do entorno precisaram ser interditados e isso tem causado reclamações, já que há moradias, restaurantes, estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios, materiais de construção, padarias, igrejas, farmácias e outros. As principais críticas vêm dos comerciantes que têm perdido clientes por causa das obras.

Aurilene Batista abriu uma farmácia na região. O estabelecimento começou a funcionar e, em poucos meses, ela conquistou uma clientela fiel. Mas, como o trecho da Avenida Carmelo em que fica a farmácia foi interditado para o tráfego, muitos clientes deixaram de frequentar o local. “Se a gente soubesse que uma obra deste porte seria reaberta aqui, teríamos mudado a farmácia de lugar”, afirmou.

Para ela, faltou melhor planejamento na execução dos serviços. “A impressão que eu tenho é que não sabem muito bem o que estão fazendo. Outro dia, concluíram a obra e agora, seis meses depois, reabrem a avenida de novo. Acho que deveriam ter planejado melhor para não termos tantos transtornos”, conclui.

Para o dono de um minimercado vizinho à farmácia de Aurilene Batista, o prejuízo causado pela obra já chega a 50% dos seus lucros. “Muitos produtos nossos estão vencendo e jogo fora, porque a frequência de clientes diminuiu, já que carros não podem trafegar neste trecho e a gente está tendo de arcar com esses prejuízos”, afirmou.

O morador Júnior Trajano disse que, além dos transtornos e prejuízos, a reabertura da obra é um desperdício de dinheiro público. “A reabertura dessa obra, além de trazer poeira, falta de acesso a nossas garagens, é jogar dinheiro público fora, é realmente uma verdadeira falta de planejamento”, comentou.

OUTRO LADO – A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informa que, no local, está sendo construído um coletor tronco, que faz parte da 4ª etapa da implantação da rede de esgoto de Boa Vista. De acordo com a empresa responsável pela obra, está sendo dada a celeridade possível para que a obra seja concluída e o trânsito seja liberado. A previsão é que quarta ou quinta-feira da próxima semana o tráfego esteja totalmente liberado na região. (E.S)