Polícia

Combustível que abasteceria garimpo é apreendido pela Civil

Com ascensão do garimpo, na região que fica à margem do Rio Uraricoera

Com ascensão do garimpo, na região que fica à margem do Rio Uraricoera, no Município de Alto Alegre, a Centro-Oeste do Estado, as fiscalizações nas vias que dão acesso às terras garimpadas foram intensificadas. Na manhã de ontem, dia 5, uma operação realizada pela Delegacia de Polícia Civil de Alto Alegre, chefiada pelo delegado Wesley Costa, apreendeu mais de 5 mil litros de combustível que seriam enviados ao garimpo para o abastecimento de maquinário.

Além do combustível apreendido no caminhão, foram encontrados no local mais combustível que havia sido desembarcado por outro veículo. A prisão ocorreu no momento em que o motorista começaria a descarregar o caminhão às margens do rio. Os policiais estavam de campana e já tinham monitorado o veículo.
O motorista do caminhão A. R. S., que estava transportando o combustível, recebeu voz de prisão e foi flagranteado pelo crime de transporte de substâncias tóxicas e perigosas, como prevê o art. 56 da lei de crimes ambientais. Como o crime é afiançável, a autoridade policial arbitrou fiança no valor de R$ 5 mil, que foi parado pelo condutor. Ele responderá o procedimento em liberdade.

Segundo a Polícia Civil, todo o combustível era destinado à área de garimpo e seria utilizado para causar mais danos ambientais no município. Galões de combustível e todos os apetrechos do garimpo que também estavam sendo transportados no caminhão foram apreendidos. As ações policiais na região são permanentes, a fim de combater que novos crimes dessa natureza sejam praticados. (J.B)