Cotidiano

Com intensificação das chuvas, moradores temem isolamento

No último domingo, 29, um trator particular foi usado para desatolar os carros que não conseguiram seguir viagem

Por meio do Whatsapp, moradores da Vila Trairão, no município de Amajari, região Norte do Estado, denunciaram abandono da estrada da localidade. Com as chuvas dos últimos dias, a pista virou lama pura, prejudicando o acesso de que mora na região.

Em contato com um morador, a FolhaWeb tomou conhecimento de que os munícipes estão tendo que recorrer ao aluguel de um trator particular para socorrer motoristas que acabam vítimas dos atoleiros, o que acaba diminuindo ainda mais a pouca verba que conseguem arrecadar.

“Só para você ter uma idéia, no domingo agora (dia 29), tivemos que chamar um trator particular para puxar os carros que não conseguiam andar. Enquanto isso, os tratores da Prefeitura ficaram parados, porque o órgão não estava funcionando naquele dia”, relatou.

Outro morador que também pediu para não ser identificado informou que a conservação da estrada da vila se dá em gestão “Bipartite”, ou seja, com participação da Prefeitura local e Governo do Estado. Entretanto, nenhuma das instituições se pronunciou a respeito de quando vão resolver o problema.

“Enquanto isso, a população do Trairão sofre com esse descaso, podendo até ficar isolada por conta desse problema”, completou.

O OUTRO LADO – Sobre a reclamação dos moradores do Trairão, a reportagem aguarda posicionamento da Prefeitura Municipal de Amajari.  

Já, a Secretaria Estadual de Infraestrutura informou que conforme entendimento do Tribunal de Justiça, os serviços de restauração e manutenção das estradas secundárias são de responsabilidade dos municípios. De todo modo, o Governo do Estado tem auxiliado as prefeituras com a realização de melhorias em vicinais. Nessa referida vicinal de acesso ao Trairão, por exemplo, foi executado, no final do ano passado, por meio de parceria entre o governo estadual e a Prefeitura, um serviço de raspagem.

“Também para essa via, a governadora Suely Campos determinou a elaboração de um projeto para realização de terraplenagem. A Seinf aguarda liberação de recursos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para licitar o serviço” informou a nota.

VEJA O VÍDEO: