Cotidiano

Com apenas 14% do rim esquerdo, jovem aguarda há oito meses por cirurgia

"Ele tem tido muita febre e os remédios já não fazem mais efeito", afirma a família


O jovem, Narkson Almeida, 20, está há aproximadamente oito meses aguardando por um procedimento cirúrgico para tratar um problema no rim esquerdo. A família do jovem procurou a Folha para denunciar que ele está com apenas 14% do órgão em funcionamento e que o rim direito também já está sendo afetado pela doença. 

Os familiares alegam que eles já realizaram todos os exames, porém a cirurgia nunca é agendada no Hospital Geral de Roraima (HGR). segundo a mulher de Narkson, Fabiane Machado, a situação tem se agravado com o tempo. 

“O problema no rim esquerdo está afetando o rim direito, ele tem tido muita febre e os remédios não fazem mais efeito. Na última consulta o médico falou que ele está apenas com 14% do rim em funcionamento e isso está sobrecarregando o órgão saudável. Estamos apreensivos e precisamos de ajuda”, pediu a mulher. 

A mãe do paciente, Rosineide Almeida, também conversou com a reportagem e revelou que a última justificativa que o Hospital teria dado, é de que os exames precisavam ser refeitos, uma vez que o médico que havia solicitado teria se desligado da Saúde Estadual. “Isso não é justo, agora teremos que refazer todos os exames novamente e isso custa dinheiro e a saúde do meu filho, precisamos que essa situação seja resolvida”, disse a mãe do rapaz.

Estado – Em nota a  Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informou que algumas cirurgias urológicas, inclusive a deste paciente, precisaram ser reagendadas, pois o médico responsável pelo procedimento dele deixou de realizar cirurgias no HGR (Hospital Geral de Roraima).

Esses pacientes estão sendo encaixados na fila de cirurgias de outros médicos urologistas. A direção do HGR está trabalhando para dar um andamento célere para esses procedimentos e diminuir ao máximo o tempo de espera dos pacientes.

O caso será passado para o setor de regulação da Fila Única da Secretaria, para ser verificado a classificação do paciente, conforme a prioridade, para posterior encaminhamento para agendamento do procedimento.

Ressalta que atualmente no HGR são realizadas 30% mais cirurgias eletivas do que há quatro anos, chegando a até 600 procedimentos por mês, um recorde para a unidade, que nunca realizou tantas cirurgias quanto agora.

 

Publicidade