Cultura

Circo do Seu Léo monta o picadeiro para comemorar o Dia do Palhaço

Na programação, apresentações musicais, concurso de palhaços, malabares, concurso de talentos entre outros

Com roupas largas, coloridase rosto pintado, Léo Malabarista é um dos palhaços mais atuantes em Roraima, há vinte e oito anos comandando o Circo do Seu Léo, o palhaço já passou por todos os municípios do Estado. Para comemorar, o Dia do Palhaço, o circo realiza uma programação especial nesta sexta-feira, 08. 

O circo está montado na Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste da cidade. Na programação, apresentações musicais, concurso de palhaços, malabares, concurso de talentos entre outros. De acordo com Léo, o circo é um dos tipos de emprego que dinamizam a vida de seus participantes.

“Toda a comunidade participa, porque chegam os ambulantes, tem os talentos do bairro que se apresentam, as crianças participam das oficinas gratuitas. Cada apresentação dura em média duas horas. O objetivo é difundir a cultura e arte circense que anda apagada, não existe apoio, é uma luta de sobrevivência”, explica.

Léo Malabarista começou a trabalhar com o circo há 38 anos, na época em que foi estudante da Academia do Piolhinho em São Paulo. Ele vive e sustenta a família com a arte do picadeiro, inclusive seus netos também já se consideram palhaços. Com as mudanças de local em cada espetáculo, ele diz já estar acostumado. “Já é normal no meu dia a dia, para mim é uma vida boa, sempre diferente, com cidades diferentes, e públicos diferentes, e bem recebidos. Eu prefiro levar a minha alegria, um momento de lazer do que apenas um brinquedo”, comenta.

O picadeiro do Seu Léo é conhecido por mostrar em seu espaço pelo menos duas coisas essenciais: o ambiente familiar e a criatividade humana. “O palhaço já fez parte da infância de muita gente. Uma pessoa responsável por trazer risos e alegrias a todo mundo merece essa homenagem”, disse.

Origem da data
Dia do Palhaço começou a ser comemorado em 1981 no Brasil, e foi uma iniciativa da empresa Abracadabra Eventos em São Paulo, que com o passar dos anos se tornou uma comemoração de outras capitais do País.

Serviço
Circo do Seu Léo
Data: 8 de dezembro
Local: Vila Jardim
Hora: A partir das 20 horas
Ingresso: R$ 5,00 para adultos e R$ 3,00 para crianças