Cultura

Cineasta documenta realidade do venezuelano em Roraima

Projeto dirigido por Dado Galvão já registrou as mazelas sofridas pelo povo no país vizinho

O baiano e cineasta Dado Galvão vem a Roraima para apresentar o projeto ‘Missão Ushuaia, Venezuela’, de 21 a 28 de maio.

Ele está desenvolvendo um documentário e ativismo humanitário em parceria com o fotógrafo paraibano Arlen Cezar e o jornalista e escritor venezuelano, Carlos Javier, autor de ‘Testemunhos da Repressão’.

No Estado, o grupo vai visitar abrigos e encontrar venezuelanos nas ruas.

“A ideia é dialogarmos com os venezuelanos como cidadãos integrantes do Mercosul, especialmente os jovens, observando, colaborando e documentando por meio das linguagens audiovisuais o cotidiano pré e pós-eleições, anunciadas pelas autoridades da Venezuela no ano de 2015″, destacou.

O cineasta também divulgou um link apresentando um vídeo promocional desta atividade que foi iniciada nas redes sociais.

“Esse é um projeto importante para mostrar a realidade venezuelana, país cada vez mais próximo de uma guerra civil, um estado totalmente falido graças ao autoritarismo, ditadura ao Norte do Brasil. O governo da Venezuela foi suspenso do Mercosul pelo governo que tem, por violar o Protocolo de Ushuaia, não pelo seu povo, consideramos os cidadãos venezuelanos extremamente fundamentais para promoção da cidadania Mercosul”, ressaltou.

Da Bahia, Dado também traz cartas escritas por estudantes que serão entregues aos refugiados venezuelanos em Roraima.

“Eles são alunos do Colégio Estadual Modelo Luis Eduardo Magalhães, localizado em Jequié, no Sudoeste baiano. Também estaremos com a bandeira abaixo-assinado do Mercosul, que será trazida ao Brasil por Carlos Javier, com cartas escritas por venezuelanos, autoridades locais e organizações não governamentais. E os venezuelanos que estão em Roraima, também serão incentivados a escrever cartas e deixarem mensagens na bandeira abaixo-assinado. As cartas serão entregues aos parlamentares do Mercosul, autoridades e ao futuro presidente do Brasil, em data ainda a ser definida”, finalizou.

Informações: [email protected]