Polícia

Cinco são denunciados por assassinato de adolescente em Mucajaí

Adolescentes também foram representados pelo MPRR, acusados de manter o adolescente em cárcere privado e participar do homicídio

Cinco pessoas vão responder pelo assassinado do adolescente Layanderson Souza, de 17 anos, que foi decapitado e encontrado dias depois em estado avançado de decomposição, no município de Mucajaí, no final do mês de março. No início do mês de abril a polícia prendeu quatro pessoas suspeitas de participação no assassinato de Layanderson. 

A denúncia do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) à Justiça foi protocolada esta semana, e as cinco pessoas envolvidas vão responder por homicídio qualificado. Além disso, o MPRR representou judicialmente contra seis menores acusados de manterem a vítima em cárcere privado e participar do homicídio do jovem.

As investigações feitas pela Polícia Civil e a Promotoria da comarca de Mucajaí apontaram que o crime aconteceu no dia 20 de março. O corpo da vítima foi encontrado dia 26 de março, em um balneário do município.

Conforme as investigações, os suspeitos, todos integrantes de organização criminosa, sequestraram Layanderson e depois de ser mantido por algumas horas em cárcere privado, foi amordaçado e levado na garupa da própria bicicleta até uma área de mata, onde foi decapitada. Na ocasião, os assassinos arrancaram o coração da vítima, que foi deixado ao lado do corpo. Toda a execução brutal foi filmada pelos jovens.

A Polícia e o MP apuraram ainda que os denunciados conversaram pelo telefone “por reiteradas vezes com detentos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, local de onde veio a ordem para matar a vítima”.

O promotor de Justiça da Comarca de Mucajaí, Ulisses Moroni Júnior, destaca que dentro das organizações criminosas os denunciados são conhecidos como soldados do crime e cabe a eles cumprir as ordens dadas pela cúpula denominada Geral do Estado.

“A Geral tem a função de comandar o ‘exército do crime’ estabelecendo ‘missões’, dentre as quais a prática de crimes como o roubo, tráfico, sequestro, homicídio em troca de droga, dinheiro, proteção e hierarquia dentro da organização”, explica o promotor de Justiça.

Caso a denúncia seja acolhida pela Justiça, os denunciados poderão ser condenados por homicídio qualificado, descrito no artigo 121 do Código Penal, mediante motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Na representação contra os menores, o MPRR requer a aplicação socieducativa de internação, conforme previsão legal.

Informações Ascom/MPRR