Polícia

Cinco pessoas são presas com mais de 100 tartarugas

Uma operação realizada no fim de semana, no Baixo Rio Branco, Sul do Estado, resultou no resgate de mais de 100 tartarugas. A fiscalização foi desenvolvida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os quelônios estavam em poder de uma quadrilha de traficantes próximo à comunidade Santa Fé, no Município de Caracaraí.

Na noite de domingo, os animais foram encontrados em quatro embarcações quando estavam sendo ensacados por cinco traficantes. Com eles foram apreendidos quatro canoas, quatro motores e um capa-saco, instrumento utilizado para captura de tartarugas.

O grupo foi levado para a sede da Polícia Federal em Boa Vista, onde foi indiciado pelos artigos 29 e 32 da Lei de Crimes Contra da Fauna (Lei 9,605/98) e pelo artigo 288 do Código Penal, referente à associação criminosa.

Os flagranteados passaram por procedimentos de praxe e foram encaminhados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). Todos os animais foram devolvidos ao Rio Branco. A operação foi custeada pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o sargento Tony Robson, os animais seriam levados para o Amazonas e vendidos no município amazonense de Novo Airão. Dos cinco presos, dois são de Novo Airão e, um de Santa Isabel, no Amazonas, e os outros dois das comunidades Caicumbi e Canauini, ambas no Baixo Rio Branco, em Roraima.