Cotidiano

Ciclistas cobram manutenção e reparo em ciclovias de Boa Vista

Os ciclistas que utilizam com frequência as ciclovias existentes na zona oeste da capital e em alguns pontos localizados na Avenida Glaycon de Paiva, Alameda dos Bambus e Rua Cecília Brasil relataram à Folha que a maioria destes espaços encontra-se sem manutenção, com riscos de causar acidentes devido à falta de reparo, o que obriga os ciclistas a dividir espaço com os veículos para desviarem dos buracos.

A reportagem da Folha conversou com os ciclistas na Avenida Glaycon de Paiva e Rua Mestre Albano, que relataram nunca terem visto manutenção nestes locais e afirmaram que várias pessoas se machucaram devido aos buracos e bueiros sem tampas ou necessitando reparos na ciclovia. “Utilizo este local todos os dias para ir do centro à zona oeste, onde trabalho, e, por inúmeras vezes, já auxiliei crianças e idosos que se machucam devido à grande quantidade de buracos. Nunca ocorreu nenhum reparo, simplesmente da forma como foi inaugurada permanece até hoje”, disse o auxiliar administrativo Lucas Gouveia.

Já na Rua Mestre Albano com Antônio Pinheiro Galvão, no bairro Liberdade, o operador de máquinas de uma fábrica de bebidas, Rangel de Jesus, informou que utiliza a ciclovia para se deslocar até sua residência e, em virtude de vários bueiros que cortam a ciclovia, várias pessoas tiveram prejuízos com a bicicleta. “Nunca existiu sequer a manutenção da tinta, que em alguns pontos já se apagou por completo. Outra questão é em relação aos bueiros que estão com a tampa de concreto quebrada, colocando em risco a segurança de quem trafega todos os dias por este local. Eu mesmo já tive a iniciativa de ligar para a central 156 e informar sobre a necessidade de reparo deste local, o que nunca ocorreu”, afirmou.

RELATÓRIO – Em agosto de 2016, um grupo de ciclistas mapeou os principais pontos que necessitavam de reparos e, na ocasião, catalogou mais de dez ruas e avenidas que deveriam ser recuperadas imediatamente. O documento apontava irregularidades na ciclovia da Rua Pastor Nicanor Fabrício dos Santos, no bairro Senador Hélio Campos; na Rua Mestre Albano, no bairro Asa Branca; Via das Flores e Avenida Glaycon de Paiva, nos bairros Pricumã e Mecejana, localizadas na zona oeste; e na Avenida Ville Roy, no bairro Caçari, zona leste. Entre os problemas indicados nos trechos estão emendas no asfalto da ciclovia, concretos cortados, bueiros e mudanças de trecho, nivelações irregulares que retêm água da chuva, falhas na pintura do asfalto, irregularidades no meio-fio, e diversos pontos.

“De posse deste documento, marcamos uma reunião com o secretário de Obras do município que nos recebeu e disse que iria atender os pontos que necessitavam de reparo urgente. Nosso relatório teve o intuito de contribuir para garantir a segurança de quem utiliza com frequência as ciclovias, seja para prática esportiva ou de forma contínua”, detalhou o professor Emanoel Ferreira, um dos responsáveis pela elaboração do relatório.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a maioria dos pontos citados no relatório em 2016 já foi solucionado. A Secretaria Municipal de Obras disse que está trabalhando para sanar as deficiências apontadas. Ressaltou que, o que for de responsabilidade da empresa executora da obra, será reparado pela mesma. Paralelo a isso, está sendo aberto um processo de licitação para a manutenção dos locais citados.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito já iniciou a revitalização da pintura da ciclovia nos principais cruzamentos e seguirá fazendo a manutenção em todos os trechos necessários. (R.G)