Polícia

Ciclista morre ao ser atropelado e arrastado por uma caminhonete

Conforme a PM, o condutor do carro tem 57 anos e mal conseguia ficar em pé na hora em que foi abordado após atropelar o ciclista

Um acidente de trânsito na noite da terça-feira, 28, na rua Pedro Aldemar Bantim, no bairro Sílvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista, fez mais uma vítima. O vendedor José Vicente de Sousa, 30 anos, morreu ao ser atropelado e arrastado por uma picape Amarok, conduzido por um homem de 57 anos, que fugiu do local após o acidente. Segundo a polícia, além disso, ele aparentava estado de total embriaguez.

A Polícia Militar foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para atender a ocorrência e a partir da confirmação do médico que integra a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) responsável pelo socorro, constatou que a vítima estava morta.

As testemunhas informaram que o condutor da camionete trafegava em alta velocidade pela via pública, sentido Ataíde Teive, e durante o trajeto atropelou o ciclista, que transitava no mesmo sentido da via, sendo arrastado por alguns metros. O motorista chegou a parar o carro para observar as condições da vítima e, em seguida, fugiu, arrancando em alta velocidade e tomando rumo ignorado, sem prestar auxílio ao homem.

Uma testemunha decidiu seguir a picape e, enquanto isso manteve contato com a PM, que conseguiu interceptar o veículo na rua Lindolfo Bernardo Coutinho, bairro Asa Branca. Os policiais já estavam em posse da placa do veículo e haviam iniciado a busca do condutor.

Os policiais destacaram que, quando localizaram o suspeito, ele apresentava visível estado de embriaguez e, em alguns momentos, não conseguia ficar de pé. Quando abordado, foi necessário que a guarnição fizesse sua retirada do interior do carro, considerando que não conseguia sair sozinho.

CONSUMO DE ÁLCOOL – Os militares ainda o conduziram ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, no Hospital Geral de Roraima (HGR), para receber atendimento médico devido ao estado alcóolico. Na unidade de saúde, o condutor acabou confessando ao médico de plantão, na presença da equipe da PM, que havia bebido Vodka.

Durante uma varredura dentro do carro foram encontradas, pela PM, garrafas de Vodka. O para-choque dianteiro do veículo apesentava avarias que sinalizam envolvimento no acidente que vitimou o ciclista.

A perícia foi acionada para realizar um levantamento dos dados a partir dos procedimentos técnicos, tanto no local do acidente quanto na picape. O condutor foi convidado a fazer teste do etilômetro (bafômetro), mas ele recusou. Mesmo assim foi preenchido um Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora.

O motorista foi conduzido à Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial para que o delegado tomasse conhecimento dos fatos. A autoridade policial lavrou o Auto de Prisão em Flagrante e manteve o homem detido para ser apresentado à audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça decidir sobre o caso.

CRIMES – De acordo com a polícia, o crime foi enquadrado no artigo 121 do Código Penal Brasileiro, por homicídio, e por conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada sob efeito de álcool, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), também conhecido como Lei Crimes de Trânsito. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

IML – O corpo de José Vicente ficou no local até a chegada do “rabecão”, que fez a remoção até a sede do Instituto de Medicina Legal (IML). Na manhã de ontem, foi liberado para a família após exame de corpo de delito. De acordo com o laudo emitido pelo legista, a morte foi causada por politraumatismo. A vítima era conhecida por fazer venda de capas de celular no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). (J.B)