Cotidiano

Chuvas inundam barracas de famílias que moram em praça

Cerca de 1.500 venezuelanos vivem nas praças de Boa Vista

Temporada de chuva chega e dificulta vida de cerca de 1.500 venezuelanos que moram em praças de Boa Vista com esperança de serem levados para abrigos. Durante a chuva, os venezuelanos têm suas barracas inundadas e rodeadas de lama.

Na Praça Capitão Clovis e Simón Bolivar onde estão a maior concentração de venezuelanos que moram em barracas, os prejuízos são inúmeros. Os imigrantes usam rodos e baldes para tentar escorrer a água da chuva.

“É impossível, molha tudo e as roupas ficam todas sujas, sem falar que as crianças estão todas gripadas” relatou uma das moradoras do local Andrea Gonçalvez.  Sem ter para onde ir, ela conta que o jeito é esperar a chuva passar para depois voltar. “Fiz uma proteção com um papelão para tentar amenizar, mas quando a chuva vem é muito forte. Foram dois dias seguidos de chuva intensa” disse Adrian Juan Almeres, também morador do local.

Há dois meses, o Governo Federal anunciou a transferência de mil venezuelanos para outras regiões brasileiras. Até agora, pouco mais de 260 foram transferidos para São Paulo e Cuiabá.

Outro lado – A Prefeitura de Boa Vista informa que a presença de migrantes venezuelanos nas praças Capitão Clóvis e Simon Bolívar é uma situação provisória até que eles sejam deslocados para os abrigos públicos que estão sob o comando do Exército.

Diariamente são feitas visitas a todos os espaços públicos com o objetivo de que não seja perdido o controle da cidade, bem como ver as condições dos espaços e das pessoas que ali estão. Porém, as praças são lugares públicos e abertos, não sendo possível fazer qualquer intervenção nesse momento.

“Destacamos ainda que a prefeitura vem desde o início da crise migratória em 2016, trabalhando para evitar a ocupação de locais públicos e que está confiante no trabalho da  força-tarefa do Exército no desenvolvimento de ações concretas de melhoria das condições dos migrantes” informou a Prefeitura por meio de nota.