Cotidiano

Chuvas arrastam bueiro e isolam Uiramutã

Rompimento do bueiro ocorreu no sábado, na RR-101, única estrada de acesso ao município, e deixou os moradores ilhados

O rompimento de um bueiro que foi arrastado por uma enxurrada, na RR-101, na manhã de sábado, deixou os moradores do Município de Uiramutã, localizado na região Nordeste do Estado, completamente ilhados. O fato ocorreu a 70 quilômetros da sede, próximo à comunidade indígena São Mateus, na única rodovia que dá acesso àquela cidade, localizada em uma região de serras.

Segundo o morador Edson Alcino, para tentar evitar o isolamento, a Prefeitura do município improvisou um desvio no local, que pode não ser suficiente por conta das fortes chuvas. “As máquinas da Prefeitura foram para lá, mas não será o suficiente, pois o bueiro foi rompido. Vão fazer o desvio apenas para ver se ameniza o problema, porque o trecho que foi cortado é largo”, relatou.

O morador acredita que, se houver mais chuvas torrenciais na região, os veículos terão que aguardar a água baixar para tentar atravessar. “Os carros não irão conseguir passar, principalmente os de pequeno porte”, afirmou, acrescentado que o ideal seria a reposição do bueiro ou a construção de uma galeria no local. “Fizeram o desvio, mas estamos sofrendo com essa situação. Tem que repor esse bueiro ou construir uma galeria, ou até mesmo uma ponte, pois foi uma enxurrada forte que causou todo esse transtorno”, frisou.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que, com relação ao rompimento da estrada do Uiramutã, próximo à comunidade São Mateus, a equipe técnica da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) já está fazendo o levantamento da situação para adotar os procedimentos emergenciais para solucionar o problema. (L.G.C)