Cultura

Chef de cozinha vence Prêmio Dolmã e é Embaixador roraimense

Em menos de 24 horas, Beto Bellini teve dois resultados positivos para a gastronomia roraimense, ele venceu a premiação Dolmã e receberá o título de Chefs Embaixadores da Gastronomia Brasileira, na Categoria Estadual e Nacional. Além disso, ele faz parte da equipe campeã do show de culinária “Mão na Massa”.

Beto Bellini é conhecido por ser engajado em projetos e estudos que desenvolvam e valorizem ingredientes e sabores de Roraima, buscando sempre firmar a identidade gastronômica do Extremo Norte com receitas autorais.

“Eu não sabia que tinha ganhado, porque estava participando do reality confinado sem o celular, e o resultado me pegou de surpresa, duas premiações que me deixaram muito feliz”, disse. O chef ainda está em Maringá e se prepara para retornar para Boa Vista.

Beto Bellini é amazonense, 43 anos, e reside em Roraima há 10 anos. O chef começou na área da gastronomia em 2012. Durante a carreira, atuou ao lado de grandes chefs como Guga Rocha e Lucas Corazza.

No currículo, Beto também foi co-apresentador do primeiro canal roraimense de gastronomia no YouTube, o Desgourmetiza, e um dos idealizadores da feira Rota do SaboRR. Paralelamente, sempre manteve seus projetos pessoais, o restaurante “portas fechadas” Le Garage Jantar Gourmet e a confraria Clube Gourmet Roraima. Ele também foi o primeiro representante do Estado num reality show de culinária em nível nacional, o Cozinheiros em Ação, do canal GNT.

Prêmio Dolmã

O Comitê da Gastronomia Brasileira, entidade responsável pela Titularidade, desde o ano de 2014, vem desenvolvendo um trabalho de resgate e valorização da Gastronomia dos Estados Brasileiros.

O Chef que recebe a titularidade, que já é reconhecida por órgãos públicos e privados, além de Embaixadas Estrangeiras e da imprensa nacional, tem a nobre missão de desenvolver, defender e divulgar a gastronomia do seu estado e do país.

Além disso, o Chef Embaixador tem a responsabilidade no seu estado, e no caso do Nacional, no Brasil, de contribuir no reconhecimento dos locais para se comer bem e contribuir com o reconhecimento de outros Chefs de Cozinha, através das indicações ao Prêmio Dolmã.

Reality Show

Bellini também venceu o reality show de culinária “Mão na Massa” com a equipe ‘Manjericão’ representando Roraima. A competição começou dia 26 de fevereiro e foi realizada no campus sede da Unicesumar, em Maringá (PR).

Aluno da Educação a Distância da Unicesumar em Roraima, Beto, como é conhecido, emocionou os outros 23 participantes do reality. “Quebramos o mito de que a EAD não ensina”.

O Mão na Massa reuniu 24 estudantes de Gastronomia da Unicesumar dos polos de EAD de 12 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de acadêmicos de dois dos quatro campi da instituição no Paraná (Maringá e Ponta Grossa).

Os integrantes das três melhores equipes receberam premiações especiais e os membros do grupo campeão ganharão bolsa integral para um dos dois cursos de pós-graduação em Gastronomia da Unicesumar: Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão Estratégica em Negócios Gastronômicos.