Cotidiano

Centro para produtos laticínios é inaugurado em Alto Alegre

Produtores que trabalham com produtos derivados do leite terão possibilidade de ampliar as vendas

Os fabricantes de produtos derivados do leite poderão ampliar os negócios graças ao novo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), que vai ser inaugurado na manhã de hoje, 29, no Município de Alto Alegre, a partir das 9h30.

A função deste CDT é levar novas tecnologias para os produtores que moram na região de Alto Alegre, onde poderão agregar valores na produção do leite no sentido de aumentar a comercialização dos produtos dentro e fora de Roraima. Em uma parceria com a Cooperativa Coopercinco, toda a parte operacional estará disponível para quem tem interesse em desenvolver atividades dentro dessa cadeia produtiva.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação (Iacti), que será a responsável pelo CDT, Marcelo Nunes, o pequeno produtor só tende a ganhar com novos acessos à informação sobre os laticínios, expandindo a agroindústria roraimense. “Foi uma determinação da própria Governadora Suely Campos, que pediu para trabalharmos nesse sentido e mudarmos a matriz econômica do nosso estado, para sairmos da economia do contracheque e buscar novos horizontes”, explicou.

O Centro será o quarto de uma rede de projetos que desenvolvem atividades para instruírem novos e pequenos produtores a aumentarem a exportação dos produtos desenvolvidos por eles. Os outros CDTs estão atuando no trabalho da produção de mel, no Cantá, da piscicultura, em Mucajaí; e da floricultura no Município de Caracaraí.

Marcelo informou que o momento atual é propício para alavancar a economia do Estado por conta do recebimento do selo de livre da Aftosa, que ocorreu no ano passado. “Agora podemos exportar todos os produtos. Não só a carne, mas também os derivados do leite. Ou seja, os nossos produtos que eram só comercializados aqui, podem tomar outras proporções não só no Brasil, mas em todo o mundo”, comemorou.

Para os pequenos produtores, o presidente explicou que a possibilidade de enxergar o mercado internacional é motivador e, com a ajuda do CDT, esse processo pode se tornar cada vez mais próximo. 

SELOS – O projeto desenvolvido em convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) que tem como objetivo o fomento à ciência e a tecnologia de empresas. Dessa forma, o CDT estará integrando e auxiliando os pequenos produtores desde a parte da comunicação, que são os rótulos e marcas do produto, até os aspectos logísticos no mercado.

O Iacti possui também o Núcleo de Inteligência em Mercado (NIM), que a vai fazer parte dessa programação do ponto de vista mercadológico e que irá contar com todos os equipamentos de acordo com a cadeia produtiva, além de um caminhão baú para o transporte das mercadorias.

Paralelo a isso, o CDT já tem também uma planta pré-aprovada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que futuramente vai receber o Selo de Inspeção Federal (SIF) que é responsável por assegurar a qualidade dos produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis para que possam ser comercializados no Brasil e no exterior.

O presidente celebrou a nova possibilidade de fortalecimento na economia do Estado. “O produtor do Sumauma, por exemplo, produz leite, faz queijo, sabe fazer iogurte, por meio do CDT. Quando recebermos o selo, o produto dele vai estar nos supermercados do estado ou de outros estados”, afirmou.

Além de todas as vantagens para o Estado de Roraima, Marcelo contou que existe também a possibilidade de abastecer pontos que carecem de produtos. “A gente tem um mercado consumidor gigantesco. É o caso do Amazonas, aqui do lado, e da Venezuela, que carece de alimentos e a gente pode abastecê-los. Vai fortalecer a bacia leiteira do nosso estado, e podemos ser um grande produtor de laticínio. Amplia esse leque de oportunidades e aproveita esse nosso potencial agrícola e pecuário do nosso estado”, finalizou. (A.P.L)