Cotidiano

Censo Agro já alcançou 64% dos estabelecimentos em RR

Previsto para encerrar em fevereiro deste ano, o Censo Agro 2017 já alcançou mais da metade do total de estabelecimentos agropecuários de Roraima. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a nível nacional, o estado é o segundo com maior variação positiva. 

O intuito do Censo Agro é coletar informações para a criação de um mapa da atividade produtiva do país por meio de visitações em estabelecimentos rurais, seja de pequeno ou grande porte, levantar informações sobre plantio, cultivo, uso de tecnologias, empregos, renda, faturamento e tamanho das propriedades.

Para este levantamento, o órgão fez uma nova projeção de estabelecimentos passando para 13.520, ultrapassando os 10.655 da última pesquisa, em 2006. Conforme os dados do IBGE, o Censo já alcançou 64,26% dos estabelecimentos agropecuários de Roraima com variação positiva de 26,89%.

A expectativa do órgão é ultrapassar os números do último censo realizado em 2006, em que foram alcançadas mais de dez mil propriedades. A coleta de informações se iniciou em outubro deste ano e se encerra no dia 28 de fevereiro de 2018, no entanto, para Roraima, a previsão é para o mês de março deste ano.

Com a realização do Censo será possível conhecer a realidade das propriedades rurais do Estado, como as características dos estabelecimentos agropecuários, dos produtores, as atividades e o quantitativo da pecuária e da produção vegetal, além da produção da aquicultura e também do extrativismo.

Além disso, o levantamento serve de base para estudos, análises e projeções que ajudem a orientar ações de ordem econômica, política, social e ambiental de Roraima. Possibilita também a produção de indicadores para que haja políticas publicas para viabilizar o desenvolvimento das regiões. (E.M)