Cotidiano

Caravana de psicólogos atende imigrantes

Ao todo, 13 profissionais de vários pontos do Brasil desembarcaram em Roraima, para desenvolver a psicologia clínica tradicional utilizando da terapia emergencial, no centro de acolhimento da Fraternidade sem Fronteiras e na igreja Consolata

Até sábado, dia 7, a 1ª Caravana de psicólogos da Fraternidade sem Fronteiras estará atendendo aos imigrantes venezuelanos em Boa Vista. Ao todo, 13 profissionais de vários pontos do Brasil desembarcaram em Roraima, para desenvolver a psicologia clínica tradicional utilizando da terapia emergencial, no centro de acolhimento da FSF (Fraternidade sem Fronteiras) e na igreja Consolata.


Segundo a psicóloga da Abrape (Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas), parceira na ação, Edna de Oliveira Souza, a necessidade é urgente. “Vamos encontrar muita dor por lá, esperamos ajudá-los com a nossa técnica depois de profissionalmente escutá-los”, comentou, informando que atividades de psicologia, assistência social, psicoterapia e uma terapeuta floral estarão sendo desenvolvidos.


Ela detalhou que o trabalho passa muito mais do o ato de acolher, alimentar e ajudar, mas visa entender o que se passa na cabeça dos refugiados que abandonaram a nação a que pertenciam e não sabem o que esperam do futuro no Brasil.


Durante a caravana, realizada pela FSF em parceria com a Abrape, serão feitas doações para recém-nascidos e o trabalho da Terapeuta Floral Cibelle da Silva Rabelo dos Santos. Além disso, voluntários irão procurar instruir sobre natalidade, que vem aumentando muito sem nenhuma orientação. E ainda o trabalho de psicopedagogia, direcionado para as crianças que vivem essa realidade.


Outros profissionais que tenham interesse em participar de trabalho humanitário voluntário com imigrantes podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]