Cotidiano

Caracaraí, Iracema e Mucajaí registram aumentos nos focos de calor

No último final de semana, nos dias 24 e 25, o número de focos de incêndio aumentou em 100% em relação ao restante do mês

Um aumento de 100% nos focos de calor em todo o Estado, no último final de semana, em relação ao restante do mês de março, levou o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) a aumentar o efetivo de militares empregados diariamente no combate aos incêndios florestais durante o feriado prolongado da Semana Santa.

Segundo o tenente Emerson Lima, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), os municípios que registraram mais focos de calor foram Caracaraí, Iracema e Mucajaí.

“Estas localidades tiveram aumentos significativos no número de focos de calor e, consequentemente, em combates realizados”, informou.

O comandante geral do CBMRR, coronel Doriedson Ribeiro, afirmou que o aumento de focos de calor deve-se a prática de muitos agricultores de queimar as áreas, antes do início do período chuvoso, com início previsto para o próximo mês, para preparar o terreno para o próximo plantio. Além disso, a falta de chuvas também tem colaborado para o agravamento da situação.

“Como teremos um feriado prolongado nesta semana, existe uma grande probabilidade de termos um aumento no número de incêndios florestais em todo o Estado. Desta forma, decidimos empregar, além do efetivo diário de 80 militares, mais 120 bombeiros nas ações de combate aos incêndios”, disse Ribeiro.