Entretenimento

Cantora Portuguesa se apresenta em Boa Vista

Maria de Lourdes se apresenta nesta sexta dia 1° e sábado, 02, a partir das 20h no Restaurante Navalho

O Restaurante Navalho recebe a cantora portuguesa Maria de Lourdes para Jantar com Fado nesta sexta dia 1° e sábado, 02, a partir das 20h. A cantora se apresenta pela segunda vez em Boa Vista. No repertório Fado, Marchas e o Folclore do Cancioneiro Português.

Maria de Lourdes Resende é, sem dúvida, um dos nomes mais populares da canção ligeira em Portugal. A sua carreira começou em 1945, com 18 anos, e pouco depois surgiu como uma das metades do Conjunto Lourdes e Lina, ao lado da também cançonetista Lina Maria.

História

Maria de Lourdes Dias Resende nasceu no Barreiro, em 29 de Janeiro de 1927. Começou por cantar na igreja de Santa Cruz, no Barreiro, onde seu pai era organista amador. Após a morte do pai mudou-se para Alquerubim onde viveu com os seus tios, tendo cantado e participado em várias peças de teatro e festas organizadas na Casa do Povo.

Em 1945, aos 18 anos, quando se deslocou a Lisboa por ocasião do casamento da sua irmã, prestou provas na Emissora Nacional, tendo sido ensaiada por Etelvina Marinho, pianista e esposa do cantor lírico Paulo Amorim. Inicialmente cantou na Rádio Graça e em 1945 estreia-se na Emissora Nacional.

Alcançando desde logo sucesso na rádio, Maria de Lourdes Resende grava os primeiros discos no início da década de 50. Pelo selo Melodia, da Rádio Triunfo, são então publicados em 78 canções como “Mulher Pequenina”, “Feia”, “Moleirinha” ou “Alcobaça”. Com letra de Silva Tavares e música do maestro Belo Marques, esta última tornou-se num verdadeiro ex-libris da cantora, recordado ainda nos dias de hoje.

Ingressos e Mesas

A compra do convite é feita pelo telefone 98119-2827 e dá direito ao cardápio do dia: duas opções de entrada, três opções de prato principal, sobremesa, água e refrigerante.

  O que é fado? 

O fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por uma guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e uma guitarra portuguesa. O fado foi elevado à categoria de Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO numa declaração aprovada no VI Comité Intergovernamental desta organização internacional, realizado em Bali, na Indonésia, entre 22 e 29 de Novembro de 2011.

Serviço
Show de Fado com Maria de Lourdes
Data: 1° e 02 de setembro
Local: Restaurante Navalho
Hora: 20 horas
Endereço: Rua Severino Soares de Freitas, 2102 – Paraviana
Informações: 98119-2827