Política

Candidatos a prefeito continuam com suas propostas para Boa Vista

Espaço aberto pela Folha para os candidatos à Prefeitura de Boa Vista serve para que eles exponham suas propostas para o eleitor

Como forma de contribuir para o debate eleitoral, a Folha criou este espaço para que os candidatos à Prefeitura de Boa Vista possam expor suas propostas de trabalho com base em seus planos de governo. Com tema livre, os postulantes ao Palácio 9 de Julho vão mostrar o que eles pretendem fazer caso sejam eleitos. A posição dos nomes está aleatória.

Teresa:
continuidade ao Plano de Regularização Fundiária

A prefeita Teresa Surita (PMDB) assumiu a gestão em janeiro de 2013. Desde então, até o momento, ela disse que já entregou mais de 3 mil títulos definitivos, uma média de 1.045 por ano. Para a próxima gestão, a proposta é continuar com este trabalho de regularização fundiária. Há alguns meses, ela concluiu o repasse de terras da União para o município e já determinou a regularização de 14 mil imóveis, o que vai beneficiar 56 mil moradores de Boa Vista. Ainda este ano, serão entregues títulos dentro das Áreas de Interesse Social: loteamento Belvedere, no Cidade Satélite, e parte dos bairros Dr. Silvio Leite e Alvorada.

Sandro Baré: Centro de Atendimento aos Imigrantes

Com o agravamento da crise econômica em países próximos, em especial Venezuela e Guiana, o número de estrangeiros em busca de moradia, alimentação e trabalho aumentou em Boa Vista. Por isso, Sandro Baré (PP) propôs criar o Centro de Atendimento aos Imigrantes, com o objetivo de dar suporte e garantir que essas pessoas sejam inseridas na sociedade e adquiram autonomia. “Cuidar de quem está vindo para o Brasil buscar melhorias de vida é um desafio tão importante quanto cuidar de toda a cidade. Todos merecem dignidade e respeito!”, disse.

Abel Galinha quer fazer revisão dos programas sociais

O candidato Abel Galinha (DEM) disse que vai realizar revisão dos programas sociais existentes no Município de Boa Vista, visando o seu aperfeiçoamento e melhoria. “Implantaremos os Programas BV Família: Proteção e Atenção Integral à Família; BV Criança e Juventude: Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes; BV + Idade: Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos; BV No Lar: Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas; BV Social: Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; BV Socializar: Proteção a Adolescentes; e BV Aconchego: para pessoas em situação de rua”.
 
Alex Ladislau:
tem propostas para Trabalho e Emprego

O candidato do PRP, Alex Ladislau, tem como proposta colocar a ZPE – Zona de Processamento de Exportação e a Área de Livre Comércio já criadas em lei para funcionar em Boa Vista. “Pretendo promover a vinda de grandes empresas, mostrando a posição estratégica da cidade e os benefícios fiscais que podem ter se vierem para cá”, disse. Também quer criar um Centro Profissionalizante para capacitação profissional e criar o Shopping do Camelô em área estratégica da cidade, além de apoiar a agricultura familiar, criando um cinturão verde nas áreas de chácaras, estimulando o cultivo protegido e distribuindo sementes e mudas.

Roberto Ramos: Cidadania – Respeito às Crenças

O candidato Roberto Ramos (PT) afirmou que uma cidade só poderá viver harmoniosamente quando as políticas públicas são inclusivas, participativas e valorizam a diversidade, a diferença e os direitos humanos. “Na minha gestão, será implementado o Programa de Educação em Direitos Humanos com respeito a todas as formas de culto e de exercício religioso, respeitando os preceitos do caráter laico do Estado e de completa liberdade de manifestação religiosa assegurados na Constituição Federal. Vamos implementar um calendário municipal com as datas religiosas para implementar ações voltadas a esse público”, disse.

Kalil Coelho:
quer criar presídio e Guarda Comunitária

Kalil Coelho, do PV, afirmou que não dá para o município ficar de braços cruzados vendo a onda de criminalidade aumentar na cidade.  “Vou construir um Presídio-Empresa Municipal para o reeducando que cumpre pena leve e que não seja reincidente trabalhe. A Guarda Municipal vai ser Comunitária, com melhor distribuição do contingente pelos bairros, com setor administrativo mínimo e com distribuição máxima nas praças da cidade, principalmente nos bairros mais violentos”.

Márcio Junqueira: MEL- DOCE VIDA

O candidato Márcio Junqueira, do Pros, tem como proposta disponibilizar 10 mil unidades/ano de caixas de colmeia aos apicultores do Município de Boa Vista para a produção de mel. “Parte das madeiras apreendidas pela Secretaria do Meio Ambiente do município será fornecida aos marceneiros autônomos e de fundo de quintal e também para a marcenaria da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, para que somadas totalizem 50 unidades fabricadas por dia, as quais serão adquiridas pelas cooperativas e associações de apicultores para serem repassadas aos associados e cooperados”, disse.  Os apicultores pagarão o valor de R$ 20,00 por colmeia, em mel, para a cooperativa.