Cotidiano

Campanha contra hanseníase será realizada

Dez municípios participam de campanha contra hanseníase, geo-helmintíase e tracoma

 No período de 1º de agosto a 7 de novembro, será realizada nas escolas públicas de Roraima a Campanha Doenças em Eliminação para combater a hanseníase, geo-helmintíase (verminoses), e tracoma.

Ao todo, 10 municípios aderiram à campanha proposta pelo Ministério da Saúde e executada pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) com o apoio dos municípios. As ações vão contemplar alunos de 5 a 14 anos.

A campanha é uma estratégia da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde para detectar e tratar o tracoma, a hanseníase e reduzir a carga parasitária de geo-helmintos, doenças consideradas negligenciadas.

Só em 2015, foram detectados 118 casos de hanseníase e 621 casos de tracoma em Roraima. No ano passado, seis municípios aderiram à campanha: Boa Vista, Bonfim, Caracaraí, Iracema, Pacaraima e Rorainópolis e 11.557 alunos foram atendidos.

A expectativa é que esse ano mais alunos sejam alcançados, tendo em vista que mais quatro municípios irão participar: Alto Alegre, Cantá, Caroebe e São João da Baliza.

Para detectar os casos de hanseníase será utilizado um formulário “autoimagem”, onde os estudantes, junto dos pais ou responsáveis, responderão em casa aos questionamentos da ficha e devolverão para escola.

Após a devolução das fichas, os alunos serão examinados e os casos com lesões suspeitas serão encaminhados à unidade de saúde para a confirmação do diagnóstico e tratamento.

Para o tracoma, os alunos serão submetidos ao exame ocular externo e os casos positivos serão tratados.

As atividades também incluem orientações aos professores e alunos sobre as doenças, com um material didático disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS). Serão administrados medicamentos para tratamento de verminoses para as crianças que tiverem sido formalmente autorizadas, pelos pais ou responsáveis, a participar da campanha.

CONHECENDO AS DOENÇAS

O tracoma é uma doença inflamatória dos olhos. A busca ativa e tratamento são indispensáveis para evitar as recorrências – que podem levar à cegueira – e controlar a cadeia de transmissão da bactéria.

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. A doença acomete primeiro a pele e os nervos periféricos, e pode atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz.

As geo-helmintíases representam um grupo de doenças parasitárias intestinais. Constituem um grave problema de saúde pública em diversas cidades do mundo. Sua presença está associada, quase sempre, ao baixo desenvolvimento econômico, carência de saneamento básico e falta de higiene, uma vez que esses vermes são facilmente transmitidos pela água, alimentos, mãos e ambientes contaminados.

Com informações do Governo do Estado