Cotidiano

Campanha contra gripe se encerra nesta semana

Meta é vacinar pelo menos 90%

Em razão do feriado de Corpus Christi, 31 de maio, a data para encerramento da campanha contra a gripe em Boa Vista sofrerá mudança. A população terá até esta quarta-feira, 30, para garantir a proteção contra os vírus.

Apenas 28,42% do público buscou as unidades de saúde para garantir a imunização. A meta é vacinar pelo menos 90%.

Nesta segunda e terça-feira, 28 e 29, a equipe de imunização da prefeitura estará na Cadeia Pública de Boa Vista e na Cadeia feminina vacinando o público daquela localidade.

“Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. Nós promovemos diversas ações de intensificação em escolas, hotéis e creches, mas estamos com a meta bem abaixo do esperado”, destacou a coordenadora de Imunização de Boa Vista, Márcia Figueiredo.

Márcia explicou que, dentre os grupos, os idosos foram os que mais procuraram a vacinação, mas ainda assim o número é baixo. Em 2017, o grupo de puérperas foi o único que alcançou a meta estabelecida.

Desde o dia 23 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com mais de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; pessoas privadas de liberdade; mães no pós-parto; professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

A escolha dos grupos prioritários segue a recomendação do Ministério da Saúde. É uma definição respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

#semuc