Cotidiano

Campanha alerta para tráfico de pessoas

Durante a semana serão entregues panfletos informativos e cartilhas sobre tráfico de pessoas em Roraima em quatro pontos da cidade

Em alusão ao Dia Internacional de Combate a Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças, o Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou, na manhã de ontem, 23, a abertura da campanha que tem como objetivo alertar a população de Roraima sobre o assunto e, desta forma, prevenir o crime no Estado. A cerimônia ocorreu no Plenarinho da Casa.

Segundo a coordenadora do núcleo, Socorro Santos, a campanha vem somar ao trabalho de prevenção que já foi iniciado para mostrar ao maior número de pessoas que o tráfico humano existe em Roraima. Ele afirmou que é preciso um olhar diferenciado para tratar o assunto. “Esse crime deixa a pessoa sem possibilidade de ação, em um cativeiro completo”, frisou.

A presidente da Procuradoria Especial da Mulher da ALE-RR, deputada Lenir Rodrigues, relatou que a campanha surgiu na Argentina para dar penas rígidas a quem praticasse a exploração e o tráfico humano, sendo este o foco principal do evento em razão dos crimes mais graves que o sucedem, como o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual; de órgãos e tráfico de drogas.

Na solenidade foi realizada a leitura da Carta Compromisso no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e apresentada a cartilha “Tráfico de Pessoas em Roraima: Desperte para esta realidade”. Segundo Socorro Santos, a cartilha apresenta o assunto por meio de uma leitura educativa, a fim de que todas as pessoas possam ter conhecimento da realidade. “Traz também o depoimento de uma menina que foi vítima de tráfico municipal, não foi nem internacional”, disse.

Para a presidente Lenir Rodrigues, a cartilha representa o compromisso com a sociedade, a fim de que as mulheres que são, ou podem ser vítimas, saibam da situação e não sejam enganadas em um eventual concurso de moda, desfiles ou carreiras no exterior. “É responsabilidade do poder público lutar para que as mulheres não sejam enganadas facilmente”, relato.

Estiveram presentes à mesa da solenidade representantes dos Centros de Referência e Apoio Psicossocial e de Assistência Social (Caps), Polícia Federal (PF), Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR), Rede Núcleo Grito Pela Vida e Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed).

CAIXAS – Durante o evento foi apresentada a importância da Small Jail Box. Trata-se de quatro caixas com o retrato de uma menina aprisionada que serão distribuídas na Rodoviária Internacional José Amador de Oliveira, na esteira das malas do Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, no Pátio Roraima Shopping e no Roraima Garden Shopping.

A coordenadora Socorro Santos ressaltou que as caixas serão colocadas nesses locais de grande movimentação, para que as pessoas entendam que existe o tráfico e que é necessário fazer a denúncia. “O tráfico é invisível, uma pessoa que sai do cativeiro não vai se expor, ela precisa de uma força para que saia. O objetivo do núcleo é fazer com a que a pessoa saia do lugar onde ela está e comece a caminhar e a ver que ela tem uma rede que pode protegê-la e ajudá-la nessa questão da violência, que é grave e deixa a pessoa fragilizada”, frisou. (A.G.G)