Cotidiano

Caminhoneiros realizam protesto contra aumento no preço de combustíveis

Os caminhoneiros estão parados no acostamento da Avenida Brasil, em frente a sede da Polícia Federal

Caminhoneiros estão realizando um protesto, nesta segunda-feira (21), contra o aumento no preço do diesel. A manifestação que ocorre em todo o Brasil também ganhou apoio de motoristas de Uber em Roraima. A categoria reclama dos constantes aumentos nos preços dos combustíveis.

O protesto deve ter continuidade nessa terça-feira (22). Os caminhoneiros estão parados no acostamento da Avenida Brasil, em frente a sede da Polícia Federal.

De acordo com os líderes do movimento, cerca de 30 caminhoneiros participaram da manifestação.

“Estamos apoiando a manifestação que ocorre em todo o país de uma forma pacífica e pedindo apoio de todos aqueles que trabalham com o transporte, cada vez mais o valores dos combustíveis aumentam prejudicando a categoria, o valor de um frete é o mesmo desde o ano de 2007”, informou Basílio Diniz, um dos participantes da manifestação.

Aumento no diesel e gasolina

A Petrobras elevará os preços do diesel em 0,97% e os da gasolina em 0,9% nas refinarias a partir desta terça-feira (22), informou a petroleira no seu site nesta segunda (21).

 Segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano. O valor está acima da inflação acumulada no ano, de 0,92%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Governo federal

Diante da mobilização dos caminhoneiros em todo o pais, o presidente Michel Temer resolveu convocar uma reunião de emergência para discutir a alta dos preços dos combustíveis. Os caminhoneiros deflagraram uma paralisação por tempo indeterminado, que já bloqueia rodoviais em pelo menos dez estados. Os caminhoneiros se queixam do reajuste das tarifas do diesel.

A reunião, no Palácio do Planalto, iniciou às 18h (horário de Brasília). Foram chamados para participar da conversa com o presidente os ministros Moreira Franco (Minas e Energia), Eduardo Guardia (Fazenda), Eliseu Padilha (Casa Civil), Esteves Colnago (Planejamento) e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Pela manhã, os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciaram para o dia 30 uma comissão geral no Congresso que deverá acompanhar os desdobramento da política de reajuste de preços de combustíveis no país.

Nesta manhã, Guardia disse que o governo examina a redução de tributos incidentes sobre os combustíveis, mas não tem ainda nenhuma decisão sobre o assunto. Em teleconferência com a imprensa estrangeira, ele afirmou que medidas para reduzir as alterações constantes nos preços estão sendo discutidas, mas destacou que o governo não tem neste momento “flexibilidade fiscal”.