Cotidiano

Caminhoneiros que protestam na BR-174 são vacinados

Equipes da Sesau vacinam caminhoneiros nesta terça-feira (29)

Há 20 anos no trecho, Gilmar Lopes enfrenta, com coragem, estradas por esse Brasil afora por várias horas, todos os dias. Mas diante da pequena agulha de vacina ele confessa: “é ótimo cuidar da saúde, mas essa picadinha dói”.

O caminhoneiro não deixou o bom humor de lado na hora de atualizar o cartão de vacina, na ação realizada pela CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde) da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde). “Tomei a vacina da gripe, febre amarela e antitetânica. A gente que anda em vários lugares, com mata, insetos ou está sujeito a sofrer algum corte no caminhão, precisa estar protegido”, completou.

Gilmar é um, dos vários caminhoneiros brasileiros que decidiram protestar, devido ao alto preço dos combustíveis. Em Roraima, um dos pontos de mobilização é na BR-174, próximo ao igarapé Água Boa. Foi para lá que a equipe da CGVS levou cerca de 400 doses de vacinas.

“Todos os tipos de vacina disponíveis para a população adulta foram enviados até lá. São trabalhadores que encontram dificuldades em conseguir um tempo para tomarem uma vacina, por isso essa preocupação que partiu da governadora Suely Campos, e que colocamos em prática nessa manhã”, explicou Daniela Souza, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesau.

Nas estradas há mais de 10 anos, Lucivaldo da Silva reconhece o tempo que passa parado num lugar é curto. “A gente para muito pouco na BR. Tem que chegar logo em casa, e depois já estamos de volta na estrada. Então aqui, todo mundo pode tomar a vacina. Eu só tinha tomado a de febre amarela, para entrar na Venezuela, das outras eu não lembro. Tirei outro cartão e atualizei. Tô protegido”, se despediu.