Cotidiano

Caminhoneiro morre por falta de médico e ambulância na Vila Jundiá

Homem passou mal e procurou por atendimento, mas não conseguiu e acabou morrendo na calçada da via pública

Um caminhoneiro morreu na noite de terça-feira, 15, na Vila Jundiá, a cerca de 150 quilômetros do Município de Rorainópolis, região sul de Roraima, na divisa com o Amazonas, após ter passado mal e não conseguir atendimento médico na localidade. Segundo testemunhas, a vítima, que morava no Amazonas, começou a sentir dores no peito ainda no início da tarde daquele dia.

O homem procurou atendimento no posto de saúde da vila, mas a unidade estava fechada, sem médicos e enfermeiros, por conta de um feriado municipal. Também não havia ambulância para transferir a vítima. Sem conseguir socorro, amigos do caminhoneiro ainda teriam tentado buscar ajuda no Posto de Fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e no Batalhão da Polícia Militar (PM), mas teriam sido informados que nada poderia sereito.

“Aqui não tem ambulância, não tem material nenhum e o único posto de saúde estava fechado por conta do feriado local. Buscamos ajuda do Batalhão [da PM] e não se encontravam [policiais] e os que residiam aqui disseram que não era responsabilidade deles”, disse um amigo do caminhoneiro, que não quis se identificar.

O caminhoneiro estaria trabalhando na mudança de uma família para Boa Vista. Horas após passar mal, o homem morreu na calçada de uma das ruas da Vila Jundiá. “Ele morreu por falta de ajuda e o corpo dele ficou por horas no meio da rua. Ficou por isso mesmo. Foi tratado que nem cachorro”, desabafou.

PREFEITURA – À Folha, a secretária de Saúde de Rorainópolis, Cristiane Lima, confirmou que não havia médicos e nem enfermeiro na Vila no dia em que o caminhoneiro passou mal. “O médico de lá, do Mais Médicos, está esperando autorização para que possa atender. A enfermeira estava na cidade”, disse.

Ela confirmou que não há ambulâncias na localidade. “A ambulância está quebrada e estamos esperando situação do pregão que está em andamento. Aconteceu infelizmente uma fatalidade por ter sido no feriado”, declarou.

PM – Em nota, a Polícia Militar de Rorainópolis informou que foi acionada para atender a demanda de um cidadão que estaria passando mal na casa de um morador na Vila Jundiá, porém, ao chegarem ao local, os policiais não puderam ajudar, pois o caminhoneiro já havia ido a óbito por causas naturais. Informou ainda que os agentes de fiscalização do posto da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), localizado na Vila Jundiá, não teriam recebido nenhum pedido de ajuda para atender o caso.

Ressaltou que o Instituto Médico Legal (IML) não foi acionado porque se tratava de caso de morte natural e que, na ausência de Serviço de Verificação de Óbito (SVO) no município, o médico da Unidade de Saúde mais próxima atesta a morte e emite declaração de óbito, nesse caso o Hospital de Rorainópolis. Ainda segundo a PM, o corpo foi removido para Rorainópolis e que a família do caminhoneiro é do Amazonas. (L.G.C)