Política

Câmara de Vereadores discute criação de programa de estágio para adolescentes

A Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) promoveu na terça-feira, 13, uma audiência pública sobre a erradicação do trabalho infantil. A ação tinha como intuito buscar alternativas para promover a importância do ensino e da carreira profissional para crianças e adolescentes. Conforme o vereador Ítalo Otávio (PR) explicou durante o programa Agenda Parlamentar, no sábado, 17, na Rádio Folha 1020 AM, a ação foi de iniciativa do vereador Albuquerque (PC do B), mas foi aprovada por unanimidade por todos os parlamentares.

“Há mais de um mês, o vereador Albuquerque colocou esse requerimento voltado para o dia 12 de junho, que é o Dia Mundial da Erradicação do Trabalho Infantil. É um assunto muito importante a ser debatido porque não só Roraima, mas o Brasil todo vem sofrendo com isso ao longo dos anos, hora tem melhora, hora tem piora. A crise ajuda a piorar também os números e a gente trouxe esse debate para conversarmos sobre essa problemática”, disse.

Segundo Ítalo, a audiência auxilia justamente na colaboração de demais setores que atuam na área. “A audiência é boa porque não participam só os vereadores. Tivemos autoridades municipais, estaduais, juízes, membros do Conselho Tutelar e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da própria população, então, foi uma ação muito proveitosa e já tiramos ali alguns resultados positivos”.

Ao final da audiência, o vereador afirmou que a ideia era fiscalizar esses serviços que contam com a participação de menores de idade, criar projetos de leis que beneficiem essas crianças e adolescentes e destinar orçamento para combater o trabalho infantil.

PARCERIA – Já na quarta-feira, 14, o vereador explicou que a Câmara Municipal convidou o IEL Roraima para tentar criar uma parceria e assim, aumentar o número de adolescentes trabalhando de forma legal no nosso município, algo similar com os programas de estágio voltado para alunos do ensino médio.

“O IEL tem tentado inserir esses jovens no mercado de trabalho e a Câmara pode aderir a esse programa. Eu vi muito interesse do nosso presidente Mauricélio Fernandes (PMDB) de incluir isso no seu orçamento. Ainda não há previsão para implantação do projeto, pois depende muito dos recursos da Casa, mas assim que for feito isso, a gente vai abrir os olhos a alguns órgãos municipais públicos para fazer o mesmo”, explicou Otávio.

Para o parlamentar, a parceria é uma forma de poder mostrar para a população a importância de aliar a responsabilidade de um emprego com a educação.

“Quando a gente escuta a população hoje em dia ainda tem muita gente que é favorável à criança trabalhar, porque fez isso na sua época. Mas hoje o diagnóstico é bem diferente. Antes, as pessoas não concluíam o ensino e se tornavam bem sucedidas. Isso não é mais uma realidade. Hoje quem não estuda, quem sai da sala de aula, vai ser penalizado lá na frente. Até para quem estuda já está difícil. Portanto, é nosso dever como parlamentar, atuar para incentivar esse tipo de iniciativa”, concluiu. (P.C.)