Cotidiano

Caerr participa da oitava edição do encontro em Brasília

O encontro internacional é realizado a cada três anos. Dessa vez as atividades serão de 18 a 23 de março

A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) é uma das instituições que representará o Estado de Roraima no 8º Fórum Mundial da Água. O encontro internacional será realizado em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março.

O Fórum foi criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água e tem como foco estabelecer compromissos políticos relacionados aos recursos hídricos. Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local, representado pela Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento), do DF e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da ANA (Agência Nacional de Águas).

“No Brasil existe a maior quantidade de água doce do mundo, concentrada na nossa Amazônia. Nesse contexto o Fórum é considerado o maior evento global onde é discutido sobre o tema água e o nosso Estado não poderia ficar de fora desse momento ímpar de debates sobre o assunto”, esclareceu o presidente da Caerr, Danque Esbell.

Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe, em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

“A Amazônia concentra 12% de toda a água doce. E esse tema é justamente um dos assuntos que envolvem diretamente, diversos países que já enfrentam problemas de escassez de água. No encontro serão discutidas políticas públicas, sugestões, projetos de sustentabilidade e de como os países podem se unir para compartilhar água. Para a Companhia participar dos debates será muito produtivo”, complementou.

Para a chefe do NMA (Núcleo de Meio Ambiente) da Companhia, Airlene Carvalho, o encontro será a oportunidade de conhecer ações desenvolvidas em outras cidades que possam ajudar a fortalecer o trabalho desenvolvido em Roraima.

“Vou tentar participar dos principais debates que envolvem não só políticas públicas dos recursos hídricos, mas também de como é possível envolver a sociedade no consumo racional de água, em especial das oficinas e rodas de debate, onde será possível conhecer projetos de sustentabilidade e quem sabe trocar experiência para no futuro implantar novas ações aqui no Estado”, disse Airlene Carvalho.

Comemorações alusivas ao Dia da Água seguem durante todo o mês

Por meio do Núcleo de Meio Ambiente, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), desenvolve uma programação durante todo mês, alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, com palestras de conscientização em escolas estaduais, municipais e particulares. O objetivo é mostrar a importância de usar a água de forma adequada e sem desperdício. Ao todo 13 unidades escolares serão contempladas pela ação.

Conforme a Chefe do Núcleo de Meio Ambiente da Caerr, Airlene Carvalho, durante as palestras são abordadas ações de conscientização para redução do uso desenfreado da água, como escovar os dentes com a torneira fechada, reduzir tempo do banho, reutilizar água da chuva ou da máquina de lavar roupas para lavar calçadas. “Nosso objetivo é conscientizar nosso público alvo: os estudantes, em relação ao uso correto da água, sem desperdício, com exemplos simples do seu cotidiano”, frisou.

Airlene ainda destacou que dentro da execução das palestras está sendo divulgado o “selo amigo da água”, para que os estudantes tomem mais ainda conhecimento da importância do assunto e criem estímulo para tal.

“Explicamos para eles que atitude sustentável é usar com responsabilidade os recursos naturais que são esgotáveis, como, por exemplo, a água. E para incentivar este uso consciente em Roraima, foi sancionada pelo Executivo, a Lei nº 1.229/18, que homenageia com o selo ‘Amigo da Água’, pessoas físicas ou jurídicas que promoverem ações com base no bom uso deste recurso hídrico”, concluiu.

SELO AMIGO DA ÁGUA – O texto da lei deixa claro que o título será concedido anualmente pelo Governo do Estado por meio da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), que disponibilizará equipes permanentes para avaliar as ações realizadas pelas empresas e pessoas físicas. A honraria terá a validade de um ano com a possibilidade de renovação.
A principal motivação é saber que a água é um bem livre, mas se não houver cuidado, poderá se esgotar em pouco tempo.