Polícia

Cadeia Pública registra tumulto após transferência de presos

Familiares dos detentos afirmam que eles correm risco de morrer tendo em vista ser minoria

Além das fugas na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e da rebelião praticada por menores infratores do CSE, na madrugada de segunda-feira, dia 13, a Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV) também registrou ocorrência, na madrugada dessa quinta-feira, dia 16, quando detentos fizeram um tumulto na Unidade Prisional que fica localizada no bairro São Vicente, zona Sul da Capital.

De acordo com as informações apuradas pela Folha, o motivo do motim foi o fato de oito detentos de uma facção criminosa rival ao grupo que está recolhido na Cadeia, terem sido transferidos na última sexta-feira. Familiares dos detentos afirmam que eles correm risco de morrer tendo em vista ser minoria.

“Eu não durmo, não como e nem tenho mais paz desde o dia em que levaram meu filho para a Cadeia. Quando ele estava na Penitenciária eu tinha mais sossego porque meu filho não era odiado pelos que estão na Pamc, já na Cadeia, se puderem, os presos vão matar os oito. Não concordo com a transferência e nenhum familiar concordou”, destacou uma mãe que pediu para não ser identificada.

A irmã de outro detento disse que o clima na Cadeia Pública é instável. “Eu mesma tenho medo porque se os presos descobrirem que eu sou parente de algum deles podem querer fazer mal a mim. É uma situação muito complicada essa que meu irmão está vivendo e o Estado tem que garantir que ele vai ficar vivo. Eu já disse que essa transferência é um erro porque todo mundo sabe que as facções são rivais. Não é porque meu irmão é criminoso que ele tem que morrer. Ele tem é que pagar a pena estando seguro. No fim das contas, só quem sofre é a família”,ressaltou.

No tumulto, os detentos da Cadeia queimaram colchões e tecidos. Por conta do incêndio, o Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe para conter as chamas e fazer o rescaldo.

A Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) informou em nota que a ocorrência se trata de tentativa de quebra de segurança, mas que a ação foi contida pelos agentes penitenciários, com apoio da equipe de intervenção do Desipe (Departamento do Sistema Prisional). 

A nota também justificou que houve somente danos materiais e equipes fizeram pequenos reparos e a limpeza das dependências do presídio. Por fim, a Sejuc ressaltou que todas as medidas de segurança já foram adotadas.