Geral

CTG abre inscrições para o I Torneio de Canastra de 2018

Competição promete reunir 64 duplas que disputarão além do título de campeã, premiações em dinheiro

Os chamados ‘esportes da mente’ estão cada vez mais em alta. Modalidades como pôquer, dominó, damas e xadrez sempre arrebataram praticantes em todo o mundo. E em Roraima, não é diferente. A canastra, por exemplo, é uma modalidade amplamente praticada, ainda que de forma amadora, como uma diversão familiar.

Mas os adeptos terão uma grande oportunidade para medir suas habilidades com as cartas, no Torneio de Canastra 2018 do Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Nova Querência. O evento está com inscrições abertas e acontece no dia 3 de abril.

Segundo o organizador da competição, o patrão do CTG, Leocádio Vasconcelos, apesar de ser sediada no Centro, a competição é aberta para a comunidade.

“Aqui em Roraima, praticamente todo mundo joga canastra. Em casa, no barzinho, na pescaria, reuniões de amigos e família. É uma modalidade que tem jogadores de todas as idades e nós queremos recebê-los em nossa competição”, disse.

Na última competição, realizada em 2015, cerca de 40 duplas participaram. Nesta edição, a expectativa é de que 64 duplas disputem a premiação que será em dinheiro.

“O formato será como um Copa do Mundo, com grupos de 4 duplas, onde se classificam as duas melhores de cada grupo. Depois é mata-mata até a final. A premiação será paga sobre o total que for arrecadado sobre as taxas de inscrição. A dupla campeão leva 50%. A vice, 25% e a terceira colocada fica com 10% . Os outros 15% serão utilizados para cobrir as despesas com a realização do torneio”, explicou Vasconcelos.

Segundo o patrão do CTG, o torneio é tradicional, mas não era realizado há alguns anos. “Todos os dias recebemos visitantes que jogam canastra nas nossas dependências. Então resolvemos reativar o torneio, que é muito representativo, pois marca o reinício da revitalização do CTG. E nós teremos ainda torneios de truco, bocha e outras modalidades ao longo do ano. Nós queremos atrair os frequentadores que gostam da cultura gaúcha de volta ao dia-a-dia do nosso Centro”.

ESPORTE DA MENTE – Para Leocádio, a exemplo do pôquer, a canastra também deve ser considerada um esporte da mente. “A cada partida que você disputa, invariavelmente, ganha quem raciocina melhor. É uma modalidade que depende fundamentalmente do raciocínio da dupla, que exige técnica de quem joga”, explicou.

ESPORTE DEMOCRÁTICO – O regulamento do torneio permite a participação de duplas mistas, de qualquer idade, inclusive com a inscrição de um suplente, que pode atuar em caso de impossibilidade de outro atleta da equipe. Mais informações sobre o regulamento e como se inscrever, podem ser obtidas pelo telefone 3224-1381.

A CANASTRA – Também chamada de tranca, é um jogo de cartas que pode ser jogado entre duas ou quatro pessoas e com dois baralhos. No caso de um jogo envolvendo duas pessoas, um participante embaralha o baralho enquanto o próximo separa o par de mortos. O embaralhador dá as cartas, são 11 cartas para cada jogador. O jogador que separou o morto começa o jogo.

PONTUAÇÃO – As cartas 3 vermelho, 4, 5, 6 e 7 têm um valor de cinco pontos, as 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei têm um valor de dez pontos. O Ás tem um valor de quinze pontos, já o 2, que também faz o papel de curinga, tem um valor de vinte pontos. O 3 preto não tem valor. O “curingão” (Joker), que pode ou não ser usado como carta do jogo, vale 50 pontos. A pontuação a ser atingida é definida antes da partida entre os participantes. Geralmente são jogadas partidas de 3.000 e 5.000 pontos. (R.A)