Cotidiano

CGU e TCE debatem efetividade da colaboração premiada, em evento

Brasil e mais 101 países são signatários da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção

Convocando a participação da sociedade, a Controladoria Geral da União em Roraima (CGU/RR) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizam hoje, 12, das 9h às 12h, um evento em alusão ao ‘Dia Internacional de Combate à Corrupção’, celebrado no dia 9 de dezembro. 

A iniciativa é promovida em parceria com a Universidade Virtual de Roraima (Univirr), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Ministério Público do Estado. O evento, com entrada gratuita, será realizado no prédio da Univirr, na Alameda dos Bambus, 525, bairro Pricumã, zona oeste de Boa Vista.

O objetivo, além de celebrar e dar visibilidade ao Dia Internacional de Combate à Corrupção visando desenvolver um aguçado senso crítico do cenário sociopolítico brasileiro e, mais particular, roraimense, é visar o empoderamento dos cidadãos para o enfrentamento da corrupção. “Nós queremos mostrar para os cidadãos como os órgãos atuam e transmitir a eles o poder que eles têm para combater a corrupção”, destacou o superintendente da CGU/RR, Emilson Pinheiro.

Para debater a temática, além dos palestrantes, estão convidados servidores públicos, estudantes, gestores, associações, sindicatos, organizações da sociedade civil, conselhos de políticas públicas entre outras.

TEMÁTICAS – Serão debatidos a vulnerabilidade dos direitos sociais diante da corrupção no Brasil; o papel da CGU no combate à corrupção; a efetividade da colaboração premiada no combate à corrupção; e acolhimento e tratamento de demandas ao TCE.

DIA INTERNACIONAL – O Dia Internacional Contra a Corrupção foi instituído em 9 de dezembro de 2003, quando o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade mexicana de Mérida. (E.M)