Política

CERR espera para esta semana entendimento com Eletrobras

A CERR recebeu ofício da Eletrobras informando que a usina ia entrar em operação no sábado

A Eletrobras Distribuição Roraima utiliza desde sábado, dia 21, a usina de Jatapu, em caráter experimental, no fornecimento de energia para os Municípios de Caroebe, São Luiz do Anauá e São João da Baliza. Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, domingo, dia 22, o presidente da Companhia Energética de Roraima (Cerr), Kleber Coutinho, disse que não há animosidade com a detentora do fornecimento quanto ao atendimento a população que necessita da geração energia.

Sexta-feira, a Eletrobras enviou ofício à CERR informando que utilizaria a usina de Jatapu para o fornecimento de energia na manhã do dia seguinte. “A Eletrobras Distribuição Roraima informa que conectará os consumidores atendidos no trecho Jatapu/Caroebe à rede de distribuição de energia, no sábado (21) às 8h, em caráter estritamente experimental. O objetivo da distribuidora é verificar se as inadequações técnicas operacionais detectadas e registradas após a conclusão das obras de ampliação da usina Jatapu foram solucionadas pela Companhia Energética de Roraima (CERR), a fim de oferecer energia segura, de qualidade e de forma contínua atendendo os padrões técnicos necessários à prestação dos serviços de distribuição e comercialização de energia elétrica à população [sic]”, diz o documento. 

Coutinho espera que o entendimento ocorra o mais rápido possível. “Já começamos a operar e atendendo até a ponte de Caroebe, o pessoal da área rural de Entre Rios está satisfeito. O ministro de Minas e Energia prometeu resolver pelo menos essa parte, fazendo com que a Eletrobras utilize a usina. O que procuramos agora é o entendimento para fazermos o trabalho com equipes conjuntas”, pontuou. 

LEILÃO – O leilão para a liquidação dos ativos da CERR está marcado para o dia 30 de agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avaliou o patrimônio da Companhia. A Usina de Jatapu foi avaliada em R$ 57 milhões, sendo que somente para recuperá-la foram gastos R$ 66 milhões. Coutinho ressaltou que o preço estipulado pelo bem está sendo questionado. 

“A Eletrobras quer que repasse Jatapu para eles, porém, a mesma lei que determina que eu devo fazer isso é a que determina que eles tem que pagar os ativos da CERR. A lei é bem clara e diz que quando a empresa perde a concessão ela tem que passar os seus ativos reversíveis ao poder concedente. O poder concedente, o Ministério das Minas e Energia, pegou esses ativos, fez a avaliação, mas não fez a liquidação, não pagou. Se não pagou, não pode usar”, pontuou. 

Deputado diz que Governo Federal desrespeita povo de RR 

Também presente na entrevista ao programa Agenda da Semana, o deputado federal Carlos Andrade (PHS) afirmou que o Governo Federal tem sido desrespeitoso com o povo de Roraima quando se trata da conexão de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de distribuição de energia.

Andrade afirmou que houve uma audiência pública na Câmara Federal com a presença do presidente da Eletrobras Rio de Janeiro, das distribuidoras e diretores da Aneel. “Na ocasião, o presidente da Eletrobras quis convencer os deputados de que se privatizasse as seis distribuidoras e privatizasse a Boa Vista Energia, o preço iria baixar e o serviço seria de melhor qualidade. Interpelamos o presidente de dissemos que aquilo não era verdade, primeiro que se privatizar, não haverá concorrência, a empresa que assumir irá exercer monopólio. O Governo Federal precisa criar vergonha e respeitar os brasileiros que vivem em Roraima”, declarou o parlamentar.

Ele lembrou que a ex-presidente Dilma teve oportunidade de tirar o Estado de Roraima do apagão e colocá-lo em um cenário para o desenvolvimento, mas não fez. “A bancada de Roraima, logo depois, fez um acordo. Nós sentamos com o presidente Michel Temer e afirmamos que a bancada o apoiaria, mas uma das condicionantes era a construção da linha entre Manaus e Boa Vista. Ele não cumpriu com a palavra. Claro que há outros interesses. Sabemos que temos congressistas aqui com outros interesses. A bancada de Roraima são oito parlamentares, enquanto a de São Paulo é de 70”, lamentou.