Cotidiano

Buracos na Avenida Mário Homem de Melo causam acidentes e prejuízos

Trecho que vai da Avenida Venezuela, no bairro Liberdade, até a São Sebastião, no Tancredo Neves, está quase intrafegável

Na Avenida Mário Homem de Melo, uma das vias mais movimentadas de Boa Vista, que liga o Centro aos principais bairros da zona oeste, o período de inverno significa transtornos por causa dos vários pontos de alagamentos e buracos que se formam na pista. Alguns trechos ficam quase intrafegáveis.

Os moradores e comerciantes da avenida, no trecho que vai da Avenida Venezuela, no bairro Liberdade, até a São Sebastião, no Tancredo Neves, denunciam o descaso da Prefeitura de Boa Vista em relação à conservação da via. A reportagem da Folha esteve no local, na manhã de ontem, 03, e constatou que o trecho virou quase uma pista de “rally”. Com isso, os veículos ficam danificados e, no caso dos comerciantes, as vendas diminuem.

Há seis meses, o empresário venezuelano Jhonny Montoya abriu um restaurante na avenida, mas não tem tido sossego por conta da buraqueira. “Tem nos prejudicado muito. Tiveram vários acidentes, alguns quase com morte. Alguns funcionários da Prefeitura vêm, tapam os buracos, mas no outro dia já estão abertos de novo. Pagamos vários impostos aqui e onde está esse dinheiro que não dá para arrumar a rua?”, questionou.

Segundo Montoya, as lamas que se formam nos buracos e chegam até a fachada do restaurante afastam os clientes. “A lama que se forma no buraco vem toda para a entrada do meu restaurante. Já vi várias pessoas sendo molhadas por causa dessas ruas cheias de água”, disse.

Conforme uma empresária, que possui um negócio há mais de 15 anos no local, os acidentes na via são constantes. “Aqui quebra carro toda vez que chove e ninguém nunca fez nada. Toda semana presenciamos acidentes com motos nesses buracos. Nós ligamos [para a Prefeitura], os buracos são tapados, mas no outro dia estão quebrados de novo”, relatou a mulher, que não quis se identificar.

MORADORES – A situação também afeta os moradores de bairros da zona oeste. É o caso de algumas ruas dos bairros Jardim Floresta e Buritis, que – além da buraqueira e lamaçal – estão cheias de água. Na Rua Antônio Maciel, que fica entre as avenidas Mário Homem de Melo e Princesa Isabel, o acúmulo de água chega a bater na porta das casas. Um terreno baldio está tomado pela água, inclusive com lixo acumulado.

Segundo os moradores, a rua não tem escoamento da água da chuva. “A gente está enfrentando muitas doenças por conta desse lamaçal. As crianças têm febre, vômito e vários sintomas de dengue e zika. Essa rua fica intransitável, os carros que passam ficam no prego. Tem que ser tomada providência quanto a isso”, disse Gisele Almeida, que mora há mais de 20 anos no local.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que os trechos citados serão recapeados logo após a obra de drenagem que está sendo feita no bairro Buritis, que passa pela Rua Raimundo Filgueiras e se estenderá até o trecho citado na Avenida Mário Homem de Melo. “A obra irá sanar o problema de alagamento na região. A licitação para o recapeamento está sendo finalizada”, garantiu.

Para minimizar os transtornos aos moradores e comerciantes, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente afirmou que enviará uma equipe até os locais para verificar a situação, para que então possa incluir o trecho na programação da operação tapa buracos. (L.G.C)