Entretenimento

Brincantes revivem as tradições da Folia dos Reis

Esse ano, o giro da reisada inicia nesta quarta-feira (27), com a caminhada no bairro Santa Luzia

Reisada é uma festa popular realizada em homenagem ao nascimento de Jesus e aos Três Reis Magos. Uma das principais características do evento são os trajes usados pelos participantes, em geral roupas muito coloridas, chapéus, fitas e espelhinhos, além de visitar a casa dos amigos e cantar antigas canções de louvor.

Esse ano, o giro da reisada inicia nesta quarta-feira (27), com a caminhada no bairro Santa Luzia, a tradição tem continuidade nas vicinais de Rorainópolis a partir de sexta-feira (29) na Vila Pereira Martins e durante a Festa Comunitária no dia 6 de janeiro.

De acordo com a brincante, Catarina Ribeiro que participa da tradição há dez anos, o objetivo é realizar uma passeata com a Bandeira de Santos representando a alegria e a devoção. A festa é realizada por mais de dezoito anos, pelo Mestre Zé da Viola no Sítio Jerusalém, município de Rorainópolis. “A ideia é unir aqueles que sentem falta dos antigos costumes das festas dos reis, será uma programação bem acolhedora”, completa.

O motivador do evento será o Seu Melancia, de 91 anos. “O evento terá essa abertura na casa do Seu Melancia no bairro Santa Luzia, um senhor cheio de vitalidade, alegria e de saberes e por isso convidou a reisada em sua casa ampliando a programação”, contou. Em Boa Vista, o evento conta com o apoio da Associação dos Roraimenses.

Segundo ela, as visitas ocorrem em casas pré-selecionadas, para aqueles que conhecem a tradição da reisada. “É uma tradição muito antiga e tem um significado muito especial para as pessoas, e por isso passamos por casas que já tenham uma referência à tradição, que conheçam o seu significado”, disse.

Mestre Zé da Viola

José Lima dos Santos, conhecido como “Mestre Zé da Viola”, é maranhense de nascimento. Ainda jovem migrou com a família para o Pará, onde passou a juventude na zona rural de São Domingos do Araguaia. Foi iniciado na família de brincantes, e foi aprendiz do Mestre Zé Patrício. Zé da Viola também é repentista, conhece as Brincadeiras de Lindô e Mangaba, todas de sotaque maranhense.

Reisada

A Reisada também é conhecida como Folia dos reis, é uma manifestação cultural religiosa festiva praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo. O intuito é relembrar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do Menino Jesus Cristo.