Cotidiano

Bonfim sofre com apagão de luz e celular

População tem passado por sérios transtornos com a falta de sinal telefônico e quedas de energia

Moradores da sede do Município de Bonfim, na fronteira com a Guiana, Leste do Estado, reclamam da falta de energia elétrica e da suspensão repentina e sem explicação do sinal telefônico da operadora TIM, fato que há uma semana tem causado dificuldades na comunicação dos que dependem da telefonia móvel, na região.

O servidor público, Osterni Silva, afirma que a ausência do sinal da operadora tem prejudicado grande parte da população do município, pois a maioria utiliza os serviços dessa operadora. “Bonfim ficou sem sinal e isso complica na comunicação com Boa Vista e outras cidades, com os parentes e os amigos. Nós temos hoje duas empresas de telefonia móvel, a TIM e a Claro. Só que, devido a Claro estar no mercado recentemente, na cidade, a população não se adaptou ainda a usar essa empresa”, disse.

O professor da rede municipal e estadual de ensino, Ribamar Machado, morador do bairro Getúlio Vargas, reclamou que o problema é antigo e que os serviços da TIM nunca foram de qualidade no município. “Isso já vem ocorrendo há muito tempo. Na verdade, desde quando foi instalada essa operadora aqui, o sinal nunca foi de boa qualidade. Nós gostaríamos que tomassem providências porque, a partir do momento em que uma operadora do nível da TIM, que diz ser confiável, oferece um serviço a população, ela tem que fazer a manutenção e cumprir com suas obrigações”, afirmou.

“Eu precisei resolver uma situação no banco, em Boa Vista, que poderia ser resolvido por meio do celular, mas, com essa falta de sinal, eu tive que ir lá de ônibus, o que gera um desgaste psicológico e físico. O pior é que não tem uma pessoa que dê satisfação, que preste esclarecimento por meio da televisão, por meio do jornal, sobre o que está acontecendo”, complementou Machado.

ENERGIA – Segundo o professor, outra situação que tem causado transtornos em Bonfim são as constantes quedas de energia, principalmente após o início do período de chuvas. “Teve uma noite que nós ficamos praticamente 48 horas sem energia, também sem ninguém para dar uma explicação. De dois meses para cá, as coisas só tem piorado”, disse.

Ele cobra da Companhia Energética de Roraima (Cerr), responsável pelo serviço, que deveria dar satisfação aos seus consumidores. “Eles sabiam que iniciaria o período de chuva, então, na minha concepção como cidadão, como professor que sou, instrumento de formação social, isso é falta de planejamento, o que acaba ocorrendo tudo isso com relação à prestação de serviço da Cerr, que é de péssima qualidade, além de ser uma das energias mais caras do Brasil”, criticou.

TIM – Em nota, a TIM informou que seus clientes podem encontrar dificuldades em efetuar e  receber chamadas, além de acessar a rede de dados, em Bonfim, devido a uma falha no sistema de transmissão. Na tarde de ontem, a operadora enviou nota à Folha informando que os serviços em Bonfim já foram normalizados. Disse que, tão logo a companhia identificou o problema, técnicos atuaram para a normalização dos serviços.

CERR – Em relação às quedas de energia na sede do Bonfim, a Companhia Energética de Roraima (CERR) esclareceu que a equipe operacional foi acionada, na sexta-feira, 29, e realizou a substituição de dois postes que caíram e de 300 metros de cabo de energia que romperam devido à queda de uma árvore na rede de distribuição, o que provocou o desligamento do sistema.

A empesa afirmou que, para amenizar problemas de quedas de energia em Bonfim, está programado um serviço de manutenção preventiva na rede da transmissão na BR-401, na próxima quinta-feira, 05. A Cerr ressaltou que, em 2015, foi realizada uma divisão do circuito de energia, que interligou o Município do Bonfim à subestação do Distrito Industrial, em Boa Vista, o que diminuiu as oscilações na região. (R.M)