Cotidiano

Bombeiros encontram família desaparecida no Uiramutã

Com a subida do nível do rio Maú, a família procurou abrigo na mata

Uma família formada por sete pessoas, sendo cinco crianças, que havia desaparecido desde a manhã de quinta-feira (18), na região da Cachoeira dos Caveiras, 10 km do Uiramutã, na fronteira com a Guiana, foi encontrada por bombeiros em uma comunidade nas proximidades na manhã desta sexta-feira, dia 19.

Os bombeiros chegaram à sede do município por volta das 22 horas de quinta-feira. Devido a dificuldade de acesso, a equipe precisou deixar a embarcação que estavam levando junto em uma vila, para poder seguir viagem. Nesta sexta-feira, eles já estão prestando o apoio às pessoas mais afetadas.

O chefe da família, Josemir Francisco Pereira da Silva, de 34 anos, disse que na hora do repentino aumento do nível das águas do rio Maú – que subiu cinco metros, mas já está baixando –, recolheu alguns pertences e seguir para a mata com a família, retornando na manhã de hoje para a propriedade.

A água atingiu cerca de 1,5m acima do nível do piso da casa de Josemir. As pequenas produções de milho, batata e outros gêneros, foram perdidas com a inundação, além do comprometimento da estrutura da casa, por conta da água.

Segundo o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Doriedson Ribeiro, a resposta rápida dos bombeiros no acontecimento tem sido fundamental para o controle da situação. “Desde que recebemos os primeiros informes de enchente no Uiramutã, a governadora Suely Campos determinou prestar todo auxílio às famílias e mobilizamos nossas equipes para atuar em todas as frentes, seja nas buscas, salvamento ou no transporte dessas pessoas que estão ilhadas”, enfatizou.

A família recebeu atendimentos médico e odontológico, disponibilizados pelo Exército Brasileiro e Prefeitura Municipal de Uiramutã.

SOBREVOO – Uma segunda equipe, formada por militares da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, embarcou nesta sexta-feira, às 7 horas, e realizou um sobrevoo no município a fim de identificar os locais mais atingidos pela cheia dos rios da região.

Essa equipe está na sede do município fazendo uma avaliação dos danos causados. Além disso, os militares estão realizando levantamento dos recursos disponíveis no local e as reais necessidades para restabelecimento da normalidade no município de Uiramutã.