Política

Bombeiros atuam em 12 localidades para minimizar os efeitos das chuvas

A previsão é de que as chuvas se prolonguem até agosto, e os bombeiros atuarão em conjunto com a Defesa Civil

Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, domingo, dia 1º, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), coronel Doriedson Ribeiro, afirmou que a corporação, por meio da Defesa Civil, atua em 12 missões em municípios do interior do Estado devido a ocorrências de inundações e alagamentos. O apoio aos municípios segue enquanto as chuvas causarem transtornos às populações dessas localidades. 

Ele ressaltou que a Defesa Civil existe em três esferas: municipal, estadual e federal. No primeiro momento, a resposta deve ser dada pelo município, porém no caso de Roraima, nem todos estão estruturados para atuar em situações como esta. “Todos os anos trabalhamos na conscientização e preparação dos municípios para que eles deem a primeira resposta. Porém nem todos têm capacidade de pessoal, nem de material para fazer isso. A Defesa Civil estadual acaba tendo que intervir junto a elas para atuar de forma suplementar”, declarou. 

Hoje, a corporação atua em 12 missões. Segundo Ribeiro, uma das localidades que mais tem sofrido com os efeitos do inverno é o Município de Caroebe, ao Sul do Estado. “Atuamos na vicinal 28, onde temos uma embarcação com a Defesa Civil do local, que auxilia os agricultores no escoamento da produção. O Rio Caroebe encheu muito e transbordou ultrapassando o nível da ponte”, pontuou. 

Outra localidade que tem recebido atenção do CBMRR é a região da Vicinal do Cujubim, em Caracaraí. No local já houve alagamentos e algumas pessoas já estão isoladas. “Também estamos na região do Ereu, Município de Amajari, os igarapés subiram muito de nível, o que põe em risco a trafegabilidade. Além destas localidades, estamos atuando no Município de Cantá”, explicou. 

Os bombeiros também realizam trabalhos de verificação de vulnerabilidades na BR-432, no Município de Cantá, em áreas da Vila Vintém, Vila Central e Vicinal Rio Branco; além de vistorias na Vicinal 4, região do Roxinho e de Tamandaré, em Mucajaí.

“Na zona Rural de Boa Vista, estamos prestando apoio na travessia da balsa do Passarão. Em Alto Alegre, há revezamento de equipes no trabalho de remoção de gado ilhado em algumas propriedades. Em Caracaraí, está sendo feito resgate de animais em sítios localizados na margem esquerda do Rio Branco”, pontuou o comandante geral.

Ele frisou que o cuidado é constante, prova disso é a Operação Inverno 2018. Por meio desta ação, todos os recursos, humanos e materiais, são empregados para minimizar os efeitos negativos das chuvas. “Estamos com o empenho de 100% das viaturas, bem como do efetivo, operacional e administrativo, voltados para o cenário emergencial do período chuvoso”, enfatizou.

O CBMRR alerta a população para que, em casos emergenciais, as solicitações sejam comunicadas imediatamente pelo telefone de emergência 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil Estadual.