Cotidiano

Bombeiros alertam sobre riscos de afogamento no período de festa

CB manterá equipes extras de guarda-vidas e mergulhadores nos principais balneários

O feriado prolongado do Carnaval é um momento de muita alegria, diversão, brincadeiras e aventura, mas que exigem muitos cuidados, principalmente de quem pretende aproveitar o período em praias, balneários e sítios. Por isso o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) lançou a Campanha de Prevenção Verão Seguro.

Roraima possui inúmeros locais apropriados para o banho e que são utilizados quase que diariamente pelas pessoas. Os rios Branco e Cauamé, lagos ou em outros pequenos igarapés que cortam o Estado, são locais onde o roraimense se acostumou a ir para aproveitar os feriados.

Porém, um dia de lazer tranquilo exige atenção redobrada. Adultos ou crianças, não importa a idade, é necessário ter cuidado o tempo todo. Quem alerta é o tenente Assis Santos, subcomandante da Companhia de Busca e Salvamento do CBMRR.

Conforme o tenente, a maioria dos casos de afogamento com adultos e adolescentes em Roraima ocorre em razão da ingestão de bebida alcoólica e desafios em forma de brincadeiras.

“A grande maioria das pessoas que frequenta esses balneários acaba ingerindo bebida alcoólica e, sob o efeito do álcool, ficam mais ‘corajosas’ se transformando em vítimas em potencial. Nesses casos é necessário ter muita atenção”, declarou.

“Já os adolescentes se arriscam em travessias de rios e igarapés, não dimensionando exatamente a distância que terá que nadar, a força da correnteza e a profundidade do local”, completou o tenente.

RETIROS – Outra uma prática comum em Roraima é reunir grupos de pessoas para passarem o período do carnaval em sítios e balneários acampando na companhia de amigos. Esse tipo de diversão também exige grande atenção por parte dos frequentadores destes locais.

De acordo com o tenente Assis Santos, Roraima está tendo um verão ameno e boa parte dos rios, lagos e igarapés do Estado estão com um volume considerado de água.

“Nossa preocupação este ano se concentra principalmente nestes locais, pois não temos como atender a todos os retiros sem defasar o serviço operacional diário de Boa Vista, mas pedimos às pessoas que vão ou pretendem ir a estes locais, que tenham atenção. Os igarapés estão cheios e o risco é muito maior do que no ano passado quando registramos mortes nestas situações”, declarou.

O Corpo de Bombeiros manterá, durante o período do carnaval, equipes extras de guarda-vidas e mergulhadores nos principais balneários da cidade. “Torcemos para que todos possam curtir tranquilamente o período do carnaval, e o nosso serviço seja prestado apenas de forma educativa”, finalizou.