Esporte

Boa-vistenses praticam calistenia nas praças da capital

As praças de Boa Vista ganharam adeptos da calistenia. No mundo todo, amantes de atividades físicas vem freqüentando ainda mais parques e praças para se exercitar diariamente sem que precise usar qualquer equipamento especial para seus exercícios. No complexo Ayrton Sena, ao fim das tardes é comum encontrar praticantes da modalidade.

A calistenia é definida como exercício funcional em que o praticante usa o peso do seu próprio corpo para formar e construir massa muscular sem uso de aparelhos de academia. Os métodos mais utilizados são abdominais, apoio, corridas, saltos, e todo exercício que faça do próprio peso a sobrecarga.

Nos fim das tardes, o complexo Ayrton Sena recebe praticantes da modalidade. Homens e mulheres dividem o espaço e se ajudam nos movimentos que só precisam de seus próprios corpos para completar a série.

Thiago Oliveira Sousa é um dos praticantes, de 21 anos ele conta como começou na modalidade.

“Comecei a treinar calistenia quando olhei pro espelho e me achei muito magro. Comecei fazer exercícios em casa porque não tinha dinheiro pra pagar a academia. Iniciei com flexão, abdominal e improvisava (nas atividades físicas). Todos os dias eu fazia os exercícios e percebi que fui ganhando peso, massa muscular”, contou.

Ele conta que passou a ganhar mais músculos e que seu corpo começou a melhorar e ficar mais saudável.

“Comecei ganhar quilos em três semanas, de pura massa muscular mesmo, tudo apenas com exercícios de calistenia”, finalizou.

As atividades da calistenia está incorporada em outras modalidades como o treinamento funcional, o crossfit e o street workout, por exemplo. Ela foi justamente pensada e criada para pessoas que não tem como bancar uma academia, mas que deseja que sua saúde esteja em dias praticando o esporte.

ORIGEM

Calistenia é uma palavra originada do grego Kallos que significa “bello” e sthenos “força”. No passado o termo era interpretado como equilíbrio entre qualidades físicas, mentais e espirituais e até hoje segue essa ideia.

BENEFÍCIOS

Confira os principais benefícios segundo especialistas:
Aumento da massa muscular e da força física, melhora na resistência, aumento da flexibilidade e equilíbrio corporal, adequada para qualquer condicionamento físico, pode ser praticado em qualquer local, contribuiu para o desenvolvimento e evolução da coordenação motora, reduz o potencial de gordura do corpo, melhora o aumento do gasto energético, contribuiu para um metabolismo mais ativo e reduz a frequência cardíaca.

Publicidade